Museu Ferroviário realiza ações de conservação e restauração em seus acervos
A equipe do Museu Ferroviário tem realizado ações internas de restauração e conservação preventiva dos bens móveis da coleção. Entre as ações, estão os processos de restauração e conservação de uma tela de Vivaldo Pitta e de uma pintura que retrata a fachada das Oficinas da Noroeste do Brasil e o movimento sindical da época.
Também com o objetivo de proteção, diversos documentos históricos em suporte de papel estão sendo sistematizados e acondicionados em invólucros e caixas específicas para preservação.
O Museu Ferroviário Regional de Bauru é um dos pontos de interesse histórico e atração turística da cidade de Bauru. Apesar de estar fechado ao público desde 2020, as ações técnicas de organização, conservação e restauração dos bens móveis da coleção continuam e foram colocadas como prioridade no planejamento da instituição.
Além de manter contato educativo com o público, os museus desenvolvem ações internas com o intuito de preservar objetos e documentos que possuem valor histórico para a cidade. Conservar, organizar e restaurar os bens dos acervos fazem parte das missões das instituições museológicas.