Foto: Divulgação

Manobra de Heimlich salva idoso na região de Bauru; Samu ensina como realizá-la

Nesta terça-feira (19), um policial militar conseguiu salvar a vida de um homem de 75 anos que engasgou-se em um restaurante em Pirajuí, a 58 quilômetros de Bauru. Por sorte, o estabelecimento fica ao lado da sede da 2.ª Companhia da Polícia Militar do 4.º Batalhão de Caçadores (BC), no Centro da cidade, para onde funcionários correram em busca de socorro.

Dois PMs foram ao restaurante e encontraram o idoso consciente, porém, visivelmente sufocado e com sudorese elevada. Enquanto a policial tentava acalmar as pessoas, o sargento iniciou a Manobra de Heimlich, específica para casos de engasgamento. Após cinco repetições, obteve êxito em expulsar um pedaço grande de cebola, que estava bloqueando as vias aéreas. O homem passa bem.

MANOBRA DE HEIMLICH

A manobra de Heimlich, criada em 1974 pelo médico Henry Heimlich, é um procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada pela obstrução das vias respiratórias, como o engasgo, o que impede a pessoa de respirar.

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou algo que “entrou pelo caminho errado” durante a deglutição. Também é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Dessa forma, agir rapidamente evita complicações e asfixia.

Quando um adulto engasga, alguns sinais são perceptíveis e imediatos como ausência de fala, falta de ar súbita, tosse e inquietação. Nas crianças, percebe-se tosse persistente, falta de ar, chiado no peito, rouquidão quando a aspiração do objeto é parcial. Em sendo total, a criança não esboça sons, fica apática com o corpo inerte, lábios e mãos arroxeadas.


O QUE FAZER EM CASO DE ENGASGO

O procedimento de Heimlich é diferente conforme a idade e deve ser realizado até a chegada da equipe profissional de emergência. Se a pessoa perder a consciência, deve ser levada imediatamente a uma unidade de urgência, e o procedimento, neste caso, não é indicado. A manobra tradicional é aplicada em vítimas conscientes e deve ser realizada de acordo com as orientações seguintes:

  1. Acionar a equipe de urgência (192) ou de emergência (193) imediatamente, em todos os casos.
  2. Após a identificação de que a pessoa adulta não consegue respirar devido a um engasgamento, o primeiro passo é pedir para ela tossir com força e em seguida, aplicar cinco pancadas secas nas costas com a base de uma mão.
  3. Se isso não for suficiente, a manobra de Heimlich deve ser aplicada. A pessoa deve posicionar-se atrás da vítima e envolvê-la com os braços, abraçando o abdômen acima do umbigo.
  4. Com o punho de uma das mãos fechado e o polegar para cima, deve-se fazer movimentos de compressão no sentido para dentro e para cima (como uma letra ‘J’), como se quisesse levantar a vítima do chão. A cada compressão, deve-se verificar se algo saiu de sua boca.
  5. A manobra deve ser repetida até a vítima voltar a respirar ou até a chegada dos profissionais da emergência.


E SE EU ME ENGASGAR?

Também é possível que uma pessoa engasgue estando sozinha. Nesse caso, a recomendação é a seguinte:

  1. A vítima deve cerrar o punho da mão dominante e posicioná-la na parte superior do próprio abdômen, na região entre o umbigo e o final da caixa torácica.
  2. Segurando a mão dominante com a outra mão para um melhor apoio, a vítima deve empurrar com força e de forma rápida as duas mãos para dentro e para cima.

ENGASGO EM BEBÊS

Se um bebê engasgar, o primeiro passo é deitar a criança (com a barriga para cima) sobre o braço da pessoa que fará a manobra, deixando a cabeça posicionada um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, deve-se inclinar a criança sobre o braço, na posição de barriga para baixo, com o tronco mais baixo que as pernas, segurando a boca aberta com os dedos, e dar cinco palmadas com a base da mão nas costas, sempre em direção a cabeça.

Se não surtir efeito, deve-se virar a criança com a barriga para cima e comprimir o centro do tórax por cinco vezes.



A manobra de Heimlich deve ser efetuada com cuidado até que seja possível o atendimento especializado e a chegada da equipe profissional de emergência.



LEI MUNICIPAL 7.761/2023

Em cumprimento a Lei Municipal 7.761/2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibiliza cartazes e vídeos com instruções para desobstrução das vias respiratórias, conhecida como Manobra de Heimlich.

A Lei Municipal 7.761, de 22 de novembro de 2023, é de autoria do vereador Júlio César e foi sancionada pela prefeita Suéllen Rosim. A lei dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre o método denominado Manobra de Heimlich, em todas as instituições de ensino público e privado, e nos estabelecimentos que comercializam alimentos para consumo no local.

As instruções são voltadas para aplicação da manobra em bebês e em adultos em caso de obstrução das vias respiratórias e devem ser afixadas em locais de fácil visualização. Também devem conter os números de telefones de urgência (192) e de emergência (193).

Confira abaixo o cartaz, com acesso também por QR Code a vídeos explicativos, e disponível para impressão tanto nas redes sociais do serviço de urgência, bem como no site da Prefeitura de Bauru.

Compartilhe nas Redes Sociais