Pesquisa do Hospital Unimed Bauru é reconhecida entre as cinco melhores na sessão enfermagem do Congresso Brasileiro de Radioterapia
Entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, o Hospital Unimed Bauru esteve presente no 27º Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia, realizado em Vitória (ES). Na ocasião, a pesquisa “Revisão integrativa de ensaios clínicos randomizados da última década sobre o uso de furoato de mometasona na prevenção e tratamento de radiodermites em pacientes com neoplasias mamárias” foi selecionada entre as cinco melhores apresentações da sessão de Enfermagem e Cuidados.
O estudo foi conduzido pelos enfermeiros Fábio Aparecido da Silva e Bruna Morgato Bonilha, sob a orientação da médica radio-oncologista do Hospital Unimed Bauru, Tatiana Taba Fuzisaki, e do professor titular do curso de Biomedicina da Universidade Paulista (UNIP/Bauru), Renato Hassunuma. A pesquisa investigou a eficácia do furoato de mometasona (um medicamento sintético usado para aliviar inflamação, coceira e outros sintomas de doenças dermatológicas) na prevenção das radiodermites (“queimaduras” de pele decorrentes do tratamento radioterápico) em pacientes atendidos na instituição.
Segundo a médica radio-oncologista Tatiana Fuzisaki, que apresentou o trabalho no Congresso, as radiodermites são classificadas em graus que variam de 1 a 5, de acordo com a intensidade das reações na pele. Na prática clínica do Hospital Unimed Bauru, os efeitos aceitáveis variam entre os graus 1 e 2, e o uso preventivo da pomada anti-inflamatória tem se mostrado eficaz para reduzir a progressão das lesões durante o tratamento.
“A revisão reforça que o furoato de mometasona é efetivo contra a radiodermite, o que contribui para a segurança e o bem-estar do paciente. Muitos centros ainda utilizam o medicamento apenas após o início das lesões cutâneas, quando a toxicidade e o grau já estão mais elevados. O nosso estudo evidencia que no Brasil, um local com muitos casos de tratamento de neoplasia de mama, o uso dessa pomada como método de prevenção a radiodermite se mostra eficaz”, destacou a especialista.
O estudo, como afirma a médica Tatiana Taba, buscará avançar em realizar um levantamento de dados das pacientes tratadas com a pomada, de modo que se possa visualizar em números, quantos pacientes foram beneficiados com a eficácia da medicação em relação a reações da pele, durante o tratamento da radioterapia.
O Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia é o maior encontro da área no país, reunindo médicos radio-oncologistas, enfermeiros, físicos médicos, dosimetristas e tecnólogos. O evento é reconhecido como um espaço de atualização científica, troca de experiências e fortalecimento da comunidade, com foco em práticas que promovam segurança, acessibilidade e qualidade no cuidado ao paciente.