Casos de infecção simultânea com dois tipos diferentes de coronavírus são identificados no RS, diz estudo
Um estudo elaborado no Rio Grande do Sul aponta para casos de infecção simultânea com dois tipos diferentes de coronavírus.
As análises foram apresentadas por pesquisadores da Universidade Feevale, em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis, e o Ministério de Ciência e Tecnologia. Os profissionais descobriram que cinco linhagens diferentes do vírus estão circulando no estado.
92 pessoas entre 14 e 80 anos de idade, que já foram infectadas, participaram do estudo. Dois casos foram apontados como coinfecção, ou seja, infecção simultânea por linhagens diferentes do coronavírus. Esses pacientes tiveram sintomas leves e moderados da doença. Nenhum precisou de internação.
O fato acende um alerta. Os pesquisadores querem, agora, investigar se os anticorpos de pessoas que já tiveram Covid-19 são suficientes para impedir a proliferação das novas variantes do vírus.
“O fato de você ter duas variantes genéticas do vírus infectando um único indivíduo traz uma preocupação, principalmente, em relação ao processo de imunização. Precisamos ampliar a margem de segurança, usando máscara de maneira adequada”, diz o infectologista Jamal Suleiman.
Por TV Cultura