Assembleia aprova Bauru como Município de Interesse Turístico
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto de lei que classifica Bauru como Município de Interesse Turístico (MIT). Com a aprovação dos deputados estaduais, por unanimidade, o projeto vai nos próximos dias para a sanção do governador Tarcísio de Freitas, para que seja transformado em lei.
Como MIT, Bauru receberá cerca de R$ 800 mil anuais do Estado para ações de incentivo e fomento ao turismo. Bauru se credenciou como MIT por ser um importante polo regional, atraindo pessoas de diversos municípios, além de possuir atrativos que trazem visitantes de todo o Estado e até de outras partes do País, como o Zoológico Municipal, que recebe mais de 300 mil visitantes por ano. Outras atrações de destaque no meio ambiente são o Jardim Botânico e o Horto Florestal.
Bauru é uma referência no turismo de negócios, sediando diversos eventos profissionais e acadêmicos durante o ano, além de possuir universidades e faculdades reconhecidas nacional e internacionalmente. O município atrai ainda pessoas da região devido ao forte comércio, com o Calçadão, dois shoppings, galerias, e com a gastronomia, que vem crescendo a cada ano em Bauru. A cultura também atrai público de outros municípios, principalmente após a reinauguração e modernização do Teatro Municipal, que passou a receber grandes peças e espetáculos.
O esporte é outro fator que coloca Bauru como destaque no turismo. O município conta com o Esporte Clube Noroeste na elite do Campeonato Paulista, com o Bauru Basket e o vôlei masculino e feminino do Sesi na elite estadual e nacional, além da ABDA, referência nacional em esportes aquáticos, entre outras modalidades que se destacam e atraem pessoas de outras partes do País.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedecon) é a pasta responsável pelas ações voltadas ao turismo em Bauru. A prefeita Suéllen Rosim destacou o momento como uma vitória importante, pois o município vem pleiteando há muitos anos o título de MIT. “Bauru é um município que reúne diversas atrações que trazem público de fora. Zoológico, Jardim Botânico, Horto Florestal, universidades, os nossos times, os grandes shows e eventos, o comércio, a gastronomia, enfim temos as características de um município turístico.
Ainda que não tenhamos praias, cachoeiras ou montanhas, temos todos esses atrativos mencionados, que colocam Bauru como um município de destaque no Estado. Como MIT, Bauru vai passar a receber recursos anualmente do Estado para investir e fortalecer o turismo, e permitir que o setor possa crescer ainda mais. Agradeço a todos os servidores emvolvidos no processo, e aos deputados estaduais que aprovaram o projeto”, afirmou.
Na última visita do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, a prefeita reiterou o pedido para que Bauru fosse classificada como MIT, e manteve diálogo com parlamentares na Alesp para mostrar a importância do reconhecimento de Bauru.