Foto: Paulo Eduardo Campos/Prefeitura de Bauru

Vacina contra a gripe: Bauru ultrapassa 15 mil doses aplicadas

A Secretaria de Saúde aplicou mais 1.475 doses da vacina contra a Influenza no último sábado (1), com isso, Bauru chegou a 15.372 doses aplicadas. A vacina, aplicada em dose única, protege da H1N1, H3N2 e Influenza B.

Em Bauru, a campanha é realizada aos sábados, pois de segunda a sexta-feira as unidades aplicam as vacinas de rotina, e mais a vacina da Covid-19. Por enquanto, a vacina da gripe – Influenza tem como alvo as crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas – mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, e profissionais da saúde pública e particular.

As pessoas destes públicos que não puderam tomar a vacina no último sábado poderão procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade da Saúde da Família (USF) no próximo sábado, dia 8 de maio.

DOSES APLICADAS
Neste sábado, feriado do Dia do Trabalho, a Prefeitura de Bauru aplicou 1.105 doses em crianças de seis meses a cinco anos, 117 doses em gestantes, 17 em puérperas, e 228 em profissionais da saúde. Ainda foram aplicadas oito doses em idosos, totalizando 1.475 doses.

Já a campanha toda aplicou, até o momento, 9.389 doses em crianças de seis meses a cinco anos (39,41% do estimado para este público), 1.130 doses em gestantes (32,21%), 182 doses em puérperas (31,54%), e 4.384 doses em profissionais da saúde (26,56%). No caso dos profissionais da saúde, aqueles que atuam em hospitais e nas redes de urgência, básica e especializada estão recebendo a vacina em seus locais de trabalho. Já os profissionais de saúde autônomos devem procurar as unidades de saúde aos sábados para tomar a vacina.

Ainda foram idosos e indígenas, em menor número, chegando a 15.372 doses na soma de todos os públicos, o que corresponde a 14,22% do total estimado para a campanha deste ano. Nos próximos meses, novos públicos vão entrar para a vacinação, com a divulgação da data para o início sendo divulgado pela Prefeitura de Bauru conforme a liberação de doses pelo governo federal.

Compartilhe nas Redes Sociais