Foto: Marcos Santos/USP Imagens

USP mantém a liderança em ranking de melhores universidades latino-americanas

A USP é a universidade mais bem classificada no QS Latin America & The Caribbean Ranking, publicado nesta quinta-feira (3) pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). No segundo lugar está a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) e, no terceiro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Nesta 14ª edição, o ranking avaliou e classificou 437 instituições de 23 países da região. O Brasil é o país com mais universidades ranqueadas, 96 no total, seguido do México, com 63 universidades, e da Colômbia, com 61. Além da USP e da Unicamp, outras duas instituições brasileiras ficam entre as 10 melhores: na 5ª posição, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e na 8ª posição, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

QS Latin America & The Caribbean Ranking
ClassificaçãoInstituiçãoPaís
Universidade de São Paulo (USP)Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC)Chile
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)Brasil
Tecnológico de MonterreyMéxico
Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasil
Universidade do ChileChile
Universidade de Los AndesColômbia
Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brasil
Universidade Nacional Autônoma do MéxicoMéxico
10ºUniversidade de Buenos AiresArgentina

A USP também ficou na liderança em cinco dos oito indicadores avaliados: reputação acadêmica, artigos por docente, reputação entre empregadores, rede internacional de pesquisa e impacto na internet.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Destaque internacional

A USP também conquistou posições de destaque em outros rankings divulgados pelo QS neste ano. No QS World, considerado um dos principais rankings universitários internacionais, a USP foi classificada na 92ª posição, permanecendo pelo segundo ano consecutivo na lista das 100 melhores.

No QS by Subject, divulgado no dia 10 de abril, a USP ficou entre as melhores universidades do mundo em 44 das 55 áreas específicas avaliadas – e em 16 áreas ela ficou entre as 50 melhores do mundo: Odontologia (13ª posição); Antropologia (23ª); Engenharia de Petróleo (24ª); Agricultura e Silvicultura (32ª); Engenharia de Minas (34ª); Enfermagem (34ª); Engenharia Civil e de Estruturas (38ª); Arquitetura (39ª); Política Social e Administração (42ª); Sociologia (43ª); Arqueologia (44ª); Esportes (44ª); Farmácia e Farmacologia (44ª); Ciências Ambientais (44ª); Direito (45ª); e Línguas Modernas (46ª).

Em 28 áreas específicas a universidade ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em quatro áreas, entre as 150 melhores; e, em uma área, entre as 200 melhores.

As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciência Social e Administração (41ª), Artes e Humanidades (46ª), Ciências da Vida e Medicina (44), Ciências Naturais (58ª) e Engenharia e Tecnologia (57ª).

Por Agência SP

Compartilhe nas Redes Sociais