Pronto-socorro Central só atenderá Covid e pacientes politraumatizados
A Secretaria Municipal de Saúde vai alterar, a partir desta sexta-feira (29/01), o sistema de funcionamento do Pronto Socorro Central (PSC) de Bauru. A partir das 19h desta sexta, a unidade atenderá apenas pacientes com sintomas de Covid-19 e pacientes politraumatizados ou com traumas muito graves encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros ou oriundos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
A mudança é temporária, mas por período indeterminado, até que a pandemia diminua.
Pacientes com outras doenças devem procurar uma das quatro UPAs de Bauru – Bela Vista, Geisel/Redentor, Ipiranga ou Mary Dota. A proposta é melhorar a qualidade do atendimento dos pacientes.
As UPAs ainda atenderão casos suspeitos de Covid, mas a recomendação é que as pessoas procurem o PSC.
Em nota, a Prefeitura afirma que o promotor Enílson Komono, do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), foi informado da medida e considerou a alteração como positiva.
O Posto Avançado Covid (PAC), que funciona ao lado do PSC, segue em operação. Agora, serão dez leitos no PAC e mais 16 leitos no PSC apenas para a Covid, totalizando 26 vagas. Destas, 14 têm o suporte de respiradores. O setor ficará isolado da entrada para traumas graves – como acidentes, quedas e fraturas, onde os pacientes recebem a estabilização no PSC e depois são enviados para o Hospital de Base (HB).
MAIS VAGAS
A definição ocorreu após reunião da prefeita Suéllen Rosim e do secretário de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias com a diretora substituta do Departamento de Urgência e Unidades de Pronto Atendimento (DUUPA) da pasta, Alana Trabulsi Burgo.
“Precisamos de uma retaguarda melhor para os pacientes, então a ideia é que o PSC fique como um ‘mini hospital’ de Covid, ampliando o serviço que já é feito no PAC. Assim, conseguiremos atender melhor a população”, afirma a prefeita Suéllen Rosim.
De acordo com o secretário de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias, a mudança deve melhorar o atendimento tanto da Covid como das outras enfermidades.
“Vamos procurar direcionar os casos de Covid para um só local, onde já terá toda a estrutura para os pacientes. As UPAs também atenderão casos suspeitos, contudo a ideia é centralizar no PSC, especialmente os casos mais graves. Assim, todos aqueles que precisarem de atendimento por conta de outras doenças podem procurar uma das quatro UPAs. Além disso, o PSC vai atender fora da Covd apenas traumas muito graves ou pacientes politraumatizados, casos leves devem ir para as UPAs, vamos ter uma separação mais bem definida neste período”, frisa.
Já a diretora substituta do DUUPA, Alana Trabulsi Burgo, comenta que a decisão foi necessária pela alta ocupação de leitos e aumento no número de casos nos últimos dias.
“Com os hospitais da rede pública com poucos leitos e o aumento de casos, o PSC passa a ser uma extensão do PAC, visando o atendimento da Covid. Os pacientes e profissionais de saúde que vão atender os traumas graves, único atendimento fora a Covid que seguirá no PSC, não terão contato com aqueles que estão na parte da Covid, terá um isolamento completo”, lembra.
ONDE PROCURAR ATENDIMENTO
Casos de Covid-19 – preferencialmente os pacientes devem procurar o PSC/PAC, e UBSs Vila Falcão, Geisel e Mary Dota (as UBSs apenas de segunda a sexta-feira)
Outras doenças – UPAs Bela Vista, Geisel/Redentor, Ipiranga e Mary Dota