Lagoa de captação de água do Rio Batalha, registro de 08 de maio de 2024. Foto: Lorena Fagundes

Prefeitura decreta Emergência Hídrica em Bauru

A Prefeitura de Bauru vai publicar em edição extra do Diário Oficial nesta quinta-feira (09/05), o decreto de Emergência Hídrica no município, com validade de até 60 dias, podendo ser prorrogado, caso necessário.

O decreto vai permitir que o Departamento de Água e Esgoto (DAE) tenha mais agilidade nas medidas para combater a falta de água em Bauru.

“Nos últimos meses, o volume de chuvas foi abaixo da média, o que provocou a redução da vazão da represa de captação do Rio Batalha, que está com 1,74m, sendo o ideal 3,20m para garantir o pleno abastecimento de 26% da população do município. O restante da população é abastecida pela água retirada dos poços”, explica a prefeitura em nota.

De acordo com a prefeitura, com o decreto, o DAE deve adotar de imediato as medidas necessárias ao pronto restabelecimento do fornecimento de água, ficando autorizado a medidas de contingenciamento, rodízio de abastecimento, contratação de empresas ou profissionais especializados, compra de materiais e serviços, inclusive por dispensa de licitação, seguindo a legislação vigente. Fica autorizado ao DAE a utilização de poços, reservações e represamentos privados, urbanos ou rurais, desde que avaliado os padrões de qualidade da água bruta, que servirão para utilização do município para fins de abastecimento e armazenamento de água durante a situação de escassez.

“Nos últimos anos, foram investidos recursos da autarquia na perfuração de novos poços e na construção de reservatórios, e ainda na setorização e em interligações, aumentando a capacidade de produção e reservação de água, reduzindo a dependência do Rio Batalha, que era de 35% há quatro anos para 26% atualmente. Mesmo assim, com o índice de chuvas menor do que o previsto, ações emergenciais são necessárias para garantir o abastecimento da população”, finaliza o executivo.

O DAE fornece caminhões-pipa para as regiões que tiverem o abastecimento reduzido. Os moradores devem solicitar no telefone 0800 77 10 195, que recebe chamadas de telefone fixo e celular, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Compartilhe nas Redes Sociais