Observatório da Unesp fotografa cometa 12P/Pons-Brooks
O cometa 12P/Pons-Brooks continua a dar seu espetáculo! Este fenômeno natural ainda está visível no céu brasileiro e só retornará após cerca de 71 anos! Por isso, o Observatório da Unesp aproveitou a oportunidade para capturar mais imagens deste célebre cometa.
Desta vez, o Observatório utilizou um telescópio refletor newtoniano de 203mm de diâmetro com relação focal de f/3.9, montado em um tripé equatorial modelo EQ-6. A câmera adaptada ao telescópio foi uma Canon T6, ajustada para capturar 30 fotos de 30 segundos cada, entre 19:17 e 19:40 do dia 27/04/24.
Após a captura das fotos em estado bruto, Guilherme Bellini (monitor do Observatório e responsável pela página @forastronomy) empregou os softwares PixInsight, Photoshop e Lightroom para processar as imagens durante 7 horas, resultando em uma única imagem final, divulgada nesta matéria.
No momento desta foto, o cometa estava a uma distância de aproximadamente 1,6 vezes a distância média da Terra ao Sol, ou seja, cerca de 239 milhões de km. Com um pequeno diâmetro de cerca de 35 km, a esta distância ele apareceria apenas como um ponto fraco de luz na imagem. Mas, sua impressionante e longa cauda, bem como a nebulosidade ao redor do núcleo, ambos formados por poeira e gelo sublimando à medida que o cometa se aquece, o tornam claramente visível.
Conforme o Anuário Astronômico Catarinense 2024, de Alexandre Amorim, o cometa atingiu seu ponto mais próximo do Sol (periélio) em 21 de abril, estando então a cerca de 240 milhões de km da Terra. A menor distância em relação ao nosso planeta ocorrerá em 2 de junho, quando ele estará aproximadamente a 231 milhões de km de distância de nós.
Embora ele fique mais perto de nós em junho, infelizmente não estará mais brilhante, pois estará se afastando do Sol. No dia em que a foto foi feita pelo Observatório (27 de abril), o cometa estava cerca de 4,5 vezes mais brilhante do que estará em 2 de junho.