Foto: Lorena Fagundes

‘Trovas no Botânico’ será aberto neste sábado

A Prefeitura de Bauru, por meio das Secretarias de Cultura e do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semab), e a União Brasileira de Trovadores (UBT) – Regional Bauru realizam o 1º ‘Trovas no Botânico’, em homenagem ao início da primavera, neste mês de setembro. A abertura será neste sábado (13), às 9h, no Jardim Botânico Municipal de Bauru, e a visitação ficará disponível até o dia 27 de setembro.

Cerca de 100 trovas, de trovadores de Bauru e de todo o país, com temática de natureza e sua preservação, estarão expostas no Centro de Visitação, de terça-feira a domingo das 8h às 16h, com entrada gratuita. O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal.

A delegada da UBT – Regional Bauru, Ercy Maria Marques de Faria, destaca como é a exposição. “São trabalhos literários de Trovadores de todo o Brasil que estarão expostos, com o objetivo, inclusive, de conscientização no trato com respeito a nossa Mãe Natureza. Por quase 30 anos realizamos essa exposição em áreas verdes da cidade e neste ano, trouxemos a exposição para este lugar maravilhoso, que trabalha o respeito e amor ao cerrado”, comenta.

A gerente de Bibliotecas Municipais, Vanessa Garcia, afirma que a exposição é um incentivo para a leitura. “As trovas são importantes na literatura porque foram uma das primeiras formas de poesia popular. Simples e musical, que transmite valores, costumes e sentimentos de um povo. Elas ajudam a preservar a cultura, democratizar o acesso à poesia e consolidar a língua portuguesa como expressão literária”, lembra.

O diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos Almeida Neto, também fala sobre a atração. “O Jardim Botânico de Bauru recebe com grande prazer esta primeira edição do ‘Trovas no Botânico’. O Jardim Botânico tem se tornado cada vez mais uma opção para a realização de projetos culturais em diferentes áreas. As temáticas de preservação e natureza vão ao encontro da nossa missão institucional, e com certeza será mais um atrativo para a comunidade que nos visita”, conclui.

SOBRE A UNIÃO
A União Brasileira de Trovadores, é uma entidade cultural fundada pelo Poeta e Trovador Luiz Otávio, em 21 de agosto de 1966, e instalada oficialmente em 1 de março de 1967, no Rio de Janeiro e em todo o território nacional, criando seções e delegacias da UBT.

O primeiro delegado, nomeado por Luiz Otávio foi o poeta e trovador Nidoval Reis, que foi sucedido por outro poeta e trovador, Helvécio Barros, que permaneceu no cargo até o final de 1989, sendo sucedido pela poetisa e trovadora Ercy Maria Marques de Faria, atual delegada. No dia 18 de julho, data natalícia de Luiz Otávio, pseudônimo literário de Gilson de Castro, cirurgião dentista e fundador do Movimento Trovadoresco Brasileiro e da União Brasileira de Trovadores, é comemorado o Dia do Trovador, data também oficializada no município de Bauru.

Compartilhe nas Redes Sociais