Lagoa do Batalha - Bauru/SP
Lagoa do Batalha em 06 de outubro de 2020. Foto: Lorena Fagundes

Nível do Batalha cai e DAE reduz captação

Neste domingo o Departamento de Água e Esgoto (DAE) informou que o nível do Rio Batalha caiu de 2,78m na sexta (02) para 2,65m no domingo (04), em função da escassez de chuva neste mês de março e do forte calor dos últimos dias. Nesta segunda (05), o nível está em 2,61m.

Diante da situação, o DAE reduziu em aproximadamente 15% o volume de captação, o que ocasionou alguns problemas no abastecimento nas regiões mais altas de bairros como Jardim Solange, Terra Branca, Vila Nipônica, entre outros.

A orientação da autarquia é que os consumidores usem suas reservas domiciliares com economia e se for necessário, solicitem caminhão pipa pelos telefones 0800-77 10 195 (ligações de telefone fixos) ou 32356140/3235-6179 (para ligações de celulares).

Sem chuvas significativas
O mês de março de 2021 registrou poucas chuvas com relação a média esperada para o mês. A previsão para a próxima chuva é para esta terça-feira (06/04), mas o volume não deverá ser significativo.

Assim, para o mês de abril, o DAE afirma que programou diversas ações que visam minimizar o desabastecimento da região Noroeste, entre eles esta o término da rede do Poço Santa Cândida e a volta da produção do Poço Parque Real, além de um armazenamento maior no reservatório da Vila Alto Paraíso que esta em fase final de testes e possui a capacidade de armazenamento de 3,5 milhões de litros.

A região mais a oeste, como no caso do Jd Solange, Terra Branca, Jd Ferraz são os pontos afetados, devido a pressão e demora para recuperar, quando ocorre qualquer redução de vazão na produção ou em casos de rodízio como foi no final do ano passado. Em outros bairros da região, a distribuição é restabelecida mais rapidamente.

“A Divisão de Produção e a Divisão Técnica estão trabalhando para junto às outras ações na região, minimizar de forma significativa até o próximo semestre a situação do Jd Solange. O Departamento pede aos consumidores que economizem água e utilizem a reserva de suas residências”, afirma o DAE em nota.

Compartilhe nas Redes Sociais