Ipem-SP realiza operação ‘Hora do Lanche’ para verificar peso e quantidade de produtos consumidos no ambiente escolar
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizou em 14 de janeiro, a operação “Hora do Lanche” com a finalidade de intensificar a fiscalização no peso e quantidade de bolachas, biscoitos do tipo wafer, bolinhos, mini pães, sucos de caixinha, leites saborizados, entre outros produtos consumidos por crianças e adolescentes em idade escolar.
A verificação ocorreu nos laboratórios do Ipem-SP em Bauru e São Carlos. Foram fiscalizados 10 produtos, sendo 7 (70%) autuados por irregularidades no peso ou quantidade.
Em Bauru, os fiscais detectaram problemas no peso de bebida láctea, biscoito cream cracker, biscoito recheado, suco de caixinha e wafer.
Em São Carlos, os erros foram em biscoito, biscoito recheado, refresco e rocambole.
Confira a tabela com as irregularidades encontradas pelos fiscais no laboratório:
Em 2024, na mesma operação, foram verificados 28 produtos, sendo 20 (71%) autuados por erros no peso. A verificação ocorreu nos laboratórios do Ipem-SP na capital, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos.
As empresas autuadas terão dez dias para apresentar defesa ao órgão.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação).
A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros.
Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail [email protected], e nossa página www.ipem.sp.gov.br