Escolas de Bauru recebem Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), realiza a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 17 a 20 de outubro. Neste ano, a pasta conseguiu liberação de recursos, via projeto inscrito com base em edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e submetido ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). O valor disponibilizado é de R$ 15.100,00, que será usado para realizar atividades durante a SNTC.

Com o objetivo de amenizar ou até mesmo eliminar a disseminação de ações que deturpam e agridem a civilização e a democratização de valores que constroem a sociedade, o projeto vai trabalhar, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, com jovens que estão concluindo o ensino fundamental.



O trabalho aprovado foi embasado na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). As metas estabelecidas trazem um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas tenham paz e prosperidade em qualquer lugar do mundo. A partir dessas diretrizes foram criados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e o de número 16 foi escolhido para ser abordado durante a SNCT.



O ODS 16 trata da ‘Paz, justiça e instituições eficazes’, e esses tópicos serão abordados com alunos do último ano do Ensino Fundamental de Bauru. Nessa fase, o público escolhido para o projeto entra em contato com valores que muitas vezes, podem ser deturpados em função da ausência de uma comunicação para a paz. Os valores conturbados em relação a uma sociedade ideal para se viver, podem vir acompanhados de violência contra as mulheres no mercado de trabalho, racismo institucional, discriminação ou preconceito etário, violência contra pessoas com deficiência, xenofobia, precarização das condições de trabalho, trabalho escravo e trabalho infantil.



As atividades serão executadas durante a SNCT, de 17 a 20 de outubro de 2023, com base no calendário do ano letivo municipal. Sendo assim, nesse período, serão realizadas as seguintes ações: teatro, palestras diárias com a representante da ONU, Leda Rodrigues, hora do lanche, fornecido pela Secretaria da Educação, mentoria com foco em inovação, oficina o para desenvolvimento de um produto inovador e votação do melhor produto.



No último dia da SNCT, os projetos desenvolvidos pelos alunos serão avaliados e um deles será selecionado por um júri composto por cinco membros do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação (COMTI). O grupo vencedor ganhará uma placa na Sedecon com os nomes dos participantes e da escola vencedora. Além disso, o modelo de negócio vencedor poderá ser acompanhada por mentoria da Sedecon, com o objetivo de contribuir com soluções inovadoras para a população.

Abaixo, as escolas participantes e o cronograma de atividades.

  • 17/10 (3ª feira) – Emef Nacilda de Campos, com 54 estudantes
  • 17/10 (3ª feira) – Emef Lydia Alexandrina Nava Cury – NER, com 54 estudantes
  • 18/10 (4ª feira) – Emef Ivan Engler, com 60 estudantes
  • 19/10 (5ª feira) – Emef Santa Maria, com73 estudantes
  • 20/10 (6ª feira) – Emef Cônego Aníbal Difrância, com 117 estudantes

Todas as atividades da SNCT acontecerão na rua Wenceslau Braz, 8-8, na Vila Souto, de 17 a 20 de outubro, das 8h às 12h. As atividades serão divulgadas no site da Prefeitura de Bauru e mídias sociais.

Por Prefeitura de Bauru

Compartilhe nas Redes Sociais