Foto: Carolina Vignali

Começa a Campanha da Fraternidade da Diocese de Bauru

Com o tema “Ecologia Integral”, a Campanha da Fraternidade, da Diocese de Bauru, começa nesta quarta-feira (5), às 19h, na Catedral do Divino Espírito Santo, na praça Rui Barbosa, em Bauru. O tema foi definido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como objetivo conscientizar a população sobre o assunto.

No domingo (9), a campanha será realizada em cada uma das 43 paróquias de Bauru e região. No mês de abril, a igreja irá levar o tema para escolas públicas, particulares e instituições de ensino superior, para dialogar com a comunidade externa.

Já no Domingo de Ramos, que acontece no dia 13 de abril, haverá a “coleta da solidariedade”, em que serão pedidas doações em dinheiro nas igrejas. Estas serão enviadas às entidades assistenciais.

O coordenador diocesano da campanha em Bauru, Carlos Schweter, explica que o termo ‘Ecologia Integral’ destaca que o ser humano está inserido na questão. “Nós estamos colhendo fazemos com a natureza. Os cientistas alertam há décadas sobre isso. É possível perceber o desequilíbrio ecológico, afinal, 2024 foi o ano mais quente no Brasil até agora”, alerta.

Schweter afirma que será feito um levantamento das questões ambientais em Bauru, como tratamento de água e esgoto, por exemplo. Esses e outros assuntos serão levados às autoridades públicas. Além disso, eles planejam entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente (Semma), para identificar problemas e criar parcerias com instituições ligadas ao meio ambiente para oferecer apoio.

O frei André Gurzynski, da Paróquia de Santo Antônio, afirma que esse tema havia sido tratado anteriormente pelo Papa Francisco, quando ele escreveu uma carta para influenciar a Conferência das Nações Unidas em Paris sobre Mudanças Climáticas, em 2015. O Papa alertou sobre a necessidade de cuidar do planeta e destacou que essa causa precisa ser abraçada por todos.

Silvana Suaiden é da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Bauru. Ela afirma que precisamos criar uma outra relação com o mundo em que vivemos. “Esse ideal de progresso infinito tem as suas consequência. Precisamos despertar para o cuidado com o planeta”, explica.

SERVIÇO
A abertura da Campanha da Fraternidade acontece na Quarta-feira de Cinzas, dia 5 de março, às 19h, na Catedral do Divino Espírito Santo, Praça Rui Barbosa, 3-30. A programação completa poderá ser conferida no site www.diocesedebauru.com.br.

Compartilhe nas Redes Sociais