Com estoque até zerado de alguns tipos de sangue, hemonúcleos abrem neste sábado

Com estoques críticos e até zerados para alguns tipos sanguíneos, os hemonúcleos que atendem as redes pública e privada de Bauru funcionarão excepcionalmente neste sábado (12/02). O objetivo é tentar conseguir mais doadores, uma vez que, eles “desapareceram” dos bancos de sangue, muitos por conta do aumento de casos de Covid-19 e de síndromes gripais neste início de ano.

Amanhã, o Hemonúcleo do Hospital de Base (HB) de Bauru abrirá das 7h às 11h. Nesta quinta-feira (10), por exemplo, não havia nenhuma bolsa disponível do sangue tipo AB negativo e o estoque do A negativo estava abaixo de 50% do previsto. Os tipos A e O positivos também seguiam com estoque 50% aquém do ideal.

“Nossa preocupação é sempre com o paciente que necessita das bolsas de sangue do nosso hemonúcleo”, diz a assistente social Valéria Coltri. A unidade integra o HB de Bauru e atende ainda hospitais e santas casas de nove municípios da região, disponibilizando hemocomponentes.

O objetivo da abertura neste sábado, reitera a instituição, é oferecer aos doadores de sangue uma opção a mais de horário e “aliviar” o cenário atual.

O banco de sangue Hemovida, do Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, também abrirá neste sábado, das 8h às 12h, para tentar reverter a situação preocupante.

O local precisa com urgência de doações do tipo O positivo para repor os estoques, que estão críticos. Os demais grupos sanguíneos também são bem-vindos, destaca a médica hematologista Claudia Assato, coordenadora da instituição. “Geralmente, ficamos abertos no terceiro sábado do mês. Mas, decidimos abrir neste também. Então, serão dois sábados em fevereiro”, explica a médica.

“O Hemovida atende seis UTIs, cinco Prontos Atendimentos e três maternidades, além das enfermarias. Então, a demanda é grande”, lembra Claudia Assato.

Para doar, é preciso: ter, no mínimo, 16 anos; pesar 50 quilos ou mais; estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação e, após o almoço, aguardar duas horas); e ter dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas.

O Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru fica na rua Monsenhor Claro, 8-88, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. Excepcionalmente neste sábado (12), abrirá das 7h às 11h. Mais informações pelo telefone: (14) 3231-4771. Para minimizar os riscos de contaminação pela Covid-19, a unidade oferece a opção de agendamento para doação de sangue, que pode ser realizado pelo mesmo telefone, no horário de atendimento.

Já o Hemovida está localizado no Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, com entrada pela rua Gustavo Maciel, quadra 15. O atendimento é feito das 7h às 12h ou das 13h30 às 16h nos dias de semana. Quando abre aos sábados, como é o caso de amanhã, o expediente é das 8h às 12h. Se preferir, também é possível agendar horário para fazer a doação. Basta ligar para (14) 3223-6933 ou (14) 3208-4561. O WhatsApp é o (14) 99770- 5078.

Ambas as unidades destacam que todos os protocolos de segurança contra o coronavírus estão sendo seguidos.

Por JCNet

Compartilhe nas Redes Sociais