Captação de água na lagoa do Rio Batalha é suspensa temporariamente
Devido à chuva forte que caiu no domingo (30/01), a lagoa de captação do Rio Batalha recebeu muita lama e detritos levados pela correnteza. Como consequência, o material orgânico obstruiu o sistema de sucção das bombas e provocou a paralisação da captação de água bruta do rio para a Estação de Tratamento.
Técnicos da Divisão de Produção do Departamento de Água e Esgoto (DAE) trabalham na limpeza dos crivos das bombas para que o fornecimento de água para o sistema Batalha/ETA seja restabelecido até o final da tarde desta segunda-feira (31). Por conta do grande volume de água, as comportas foram abertas para auxiliar na limpeza e evitar o transbordamento da lagoa.
Com a suspensão temporária da captação, os níveis dos reservatórios amanheceram baixos nesta manhã, o que pode ocasionar falta de água nos bairros atendidos pela ETA. O poço Praça Portugal está operando desde o domingo para reforçar o abastecimento a estes bairros.
“A autarquia pede aos moradores da região afetada pela interrupção no fornecimento para que façam o uso da água com economia e utilizem suas reservas domiciliares, enquanto os trabalhos sejam realizados e o sistema normalizado”, afirma o DAE em nota.
Os bairros que podem ter o abastecimento prejudicado são Jardim Ouro Verde, Jardim Ferraz, Granja Cecília, Jardim América, Jardim Estoril, Altos da Cidade, Centro, Vila Falcão, Independência, Vila Industrial, Paraiso, Vila Dutra, entre outros, numa população estimada de 140 mil pessoas.
Os moradores podem solicitar caminhões-pipa através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.