Foto: Divulgação

Oficinas terapêuticas promovem integração e desenvolvimento de crianças com TEA no S.A.R.A., da Unimed Bauru

O mês de julho está sendo marcado por uma série de oficinas terapêuticas no Serviço de Atendimento Referenciado em Autismo (S.A.R.A.), com o objetivo de ampliar a abordagem clínica e promover o desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com foco na integração, curiosidade e na generalização de habilidades adquiridas no primeiro semestre, as oficinas buscam fortalecer o plano terapêutico individualizado, proporcionando vivências que estimulam o engajamento e a autonomia dos participantes.

Destaque do mês, a oficina integrada entre as áreas de Nutrição e Musicoterapia trouxe uma proposta inovadora: trabalhar a redução da seletividade alimentar e promover a Educação Alimentar Nutricional (EAN) de forma lúdica e sensorial.

“Durante a atividade, as crianças foram convidadas a explorar alimentos por meio de seus sentidos — cores, texturas, sons e sabores — respeitando o tempo e os limites individuais. A musicoterapia atuou em parceria com a nutrição, criando um ambiente acolhedor e facilitando a regulação emocional, fator essencial para o envolvimento das crianças com os alimentos”, destacou Marcela Paulin Fraile, gerente do SARA.

A colaboração entre as duas áreas potencializou os resultados, permitindo que os participantes construíssem vínculos positivos com a alimentação, aumentassem a curiosidade, diminuíssem resistências sensoriais e desenvolvessem importantes habilidades como atenção, comunicação e autonomia.

Além dos ganhos no campo alimentar, a oficina também teve como foco o fortalecimento das habilidades sociais e de comunicação. As vivências coletivas e musicalmente estruturadas proporcionaram momentos de interação significativa entre as crianças, promovendo experiências afetivas e enriquecedoras.

Compartilhe nas Redes Sociais