Campanha ‘Fique Sabendo’ realiza testagem para identificar HIV e sífilis
A Secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, realiza a Campanha de Testagem de HIV e sífilis – Fique Sabendo 2022’. A ação tem o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI). Os testes serão disponibilizados gratuitamente no CTA, que fica na rua 15 de Novembro, 3-36, no Centro.
Nesta quinta-feira, dia 1 de dezembro, o CTA vai funcionar das 7h às 20h, com atendimento de livre demanda, para todos os interessados. A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da sífilis junto às populações mais expostas, visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de novas testagens à população mais vulnerável, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
OBJETIVOS
Em 2021, o estado de São Pauto assinou a Declaração de Paris e se comprometeu a acelerar a resposta ao HIV. O documento está vinculado às metas globais 95-95-95, propostas pelo UNAIDS em 2021, de que 95% das pessoas conheçam seu diagnóstico positivo para HIV, 95% das que conheçam seu diagnóstico, estejam em tratamento, e 95% das pessoas que vivem com HIV e estejam em tratamento, estejam com a carga viral suprimida.
São Paulo é o primeiro estado do Brasil a assinar a versão atualizada da Declaração. O principal compromisso assumido é o de acabar com a epidemia de AIDS no estado até 2030. A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da sífilis junto as populações mais expostas ao HIV e à sífilis.
A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de repetição na realização de exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
A campanha oportuniza também reforçar as ações de prevenção e diagnóstico ao HIV e às outras ISTs e o cuidado integral às pessoas vivendo com HIV no estado de São Paulo. No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.
No estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids e da sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas que são portadoras do HIV e que estão com sífilis sem saber. A epidemia paulista é particularmente preocupante entre os jovens, homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo.
A campanha tem por objetivo estimular a população do estado de São Paulo a realizar o
teste de HIV e de sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV e/ou sífilis na vida e pertence aos grupos mais atingidos peio HIV e pela sífilis.
Em novembro, ações já foram desenvolvidas com públicos específicos, na Sebes, Unisagrado, Sesi e Unesp, e agora a testagem será aberta a toda a população que tiver interesse.
SERVIÇO
Orientação e testagem para HIV/Aids e sífilis
Data – 1 de dezembro
Horário – das 7h às 20h
Local – CTA – rua 15 de Novembro, 3-36, no Centro