Bauru registra menor temperatura dos últimos 20 anos

Na manhã desta segunda-feira (30/06), exatamente às 7h05, os termômetros do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) registraram 3 graus, a menor temperatura do ano e de toda a série histórica do IPMet, que começou a contabilizar esse tipo de informação em 2001.

Até então, o dia mais frio do ano havia sido registrado em 30 de junho, quando os termômetros do IPMet marcaram 3,1 graus, às 7h20.

De acordo com o IPMet, as temperaturas seguem em declínio acentuado nos próximos dias, devido a uma intensa massa de ar frio de origem polar. Amanhã, a mínima prevista é 4 graus, com máxima de 22 graus. O frio intenso deve provocar geada especialmente em áreas do centro-oeste e sul paulista, inclusive em Bauru, Sorocaba e Presidente Prudente.

Até o fim da próxima semana, as temperaturas máximas começam a subir de forma muito gradativa no estado, que fica sem condições para chuva. Porém, a partir do dia 24 de julho, está prevista a chegada de uma nova e intensa frente fria em todo o Brasil.

Cuidados

A Defesa Civil de São Paulo alerta que no frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório. Por isso, é importante redobrar a atenção com idosos, crianças e pessoas e animais em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a Defesa Civil recomenda manter a hidratação constante e pede que a população não improvise para manter ambientes aquecidos, utilizando churrasqueiras e latas com fogo, por exemplo

Compartilhe nas Redes Sociais