Divulgação Prefeitura de Bauru

Bauru participa do Dia Mundial da Limpeza neste sábado

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, participa do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), liderado pelo movimento Let´s Do It World, e que está unindo 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia.

No Brasil, a ação é liderada pela parceria entre o Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e a Teoria Verde. E em Bauru, será uma união de diferentes organizações e projetos, como o Ecopatinhas e o Bauru pelo Clima.

Por causa das restrições relacionadas à pandemia do COVID e por recomendação da organização nacional do evento, as ações poderão ser feitas mesmo sem sair de casa, com diferentes tipos de limpeza, como a limpeza solidária (onde você pode separar roupas e objetos que não usa mais e destinar para uma instituição de caridade), a limpeza digital e mental. Quem tiver interesse também pode organizar lives sobre o tema. Presencialmente serão realizadas duas ações de limpeza com número de voluntários restrito em espaços públicos da cidade, de 10h às 15h:

1.Córrego Água da Forquilha, da Rua Benevenuto Tiritan;
2.Calçada da Escola Estadual Professora Maria Eunice Borges de Miranda Reis (R. Juvenal Bastos, 5-15 – Jardim Jaraguá)

Também haverá um ponto de coleta de lacres e tampinhas, além de outros materiais recicláveis, organizado pelo projeto EcoPatinhas Bauru, no Matheus PetCenter da Av. Comendador José da Silva Martha, 10-10.

Se você deseja participar, é só se cadastrar como voluntário e verificar como se envolver mesmo sem sair de casa por meio do site da campanha https://www.limpabrasil.org/diamundialdalimpeza. Caso queira participar presencialmente, entre em contato com Flávia Martinelli ([email protected]), que está liderando a ação em Bauru.

Sobre o movimento
O movimento começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia e a atitude de “vamos fazer isso” reuniram 50.000 pessoas naquele dia. 11 anos depois, em 2018, ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza e nasceu um movimento global. O simples ato de recolher o lixo se tornou uma força que une pessoas e grupos em países e cidades de todo o mundo que de outra forma nunca teriam sonhado em trabalhar juntos para o mesmo objetivo.

Compartilhe nas Redes Sociais