AME Bauru segue com atendimentos e pede para pacientes não faltarem

O Ambulatório Médico de Especialidades de Bauru (AME), unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, segue com atendimento normal durante a pandemia, funcionando de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19h e aos sábados, das 6h30 às 13h.

O ambulatório atende, em média, 12 mil pacientes por mês, com consultas, cirurgias ambulatoriais e exames de apoio diagnóstico. “É importante que os pacientes agendados compareçam aos atendimentos, evitando perder a data do agendamento e atrasar as investigações para diagnóstico de doenças”, afirma nota divulgada pelo ambulatório.

Caso o paciente precise desmarcar consultas de retorno ou exames pedidos por médicos do próprio AME, é necessário avisar com 24 horas de antecedência para que outro paciente possa ser chamado em seu lugar. O telefone para comunicação com o AME é (14) 3235-8500. O contato também pode ser feito pelo e-mail [email protected]. Já primeiras consultas ou exames pedidos por outros serviços devem ser desmarcados diretamente com o solicitante, como, por exemplo, as unidades básicas de saúde.

“É preciso entender que a falta interrompe a sequência de atendimentos, impede que outro paciente seja atendido e atrasa o diagnóstico de quem faltou. Nossa equipe comparece diariamente na unidade com o compromisso de oferecer o seu melhor ao paciente. Por isso, contamos com a presença dele”, destaca a gerente de Enfermagem do AME Bauru, Fernanda Rosa.

Em caso de duas faltas consecutivas automaticamente o paciente recebe alta do ambulatório. E, para retornar será necessário recomeçar todo o processo, indo a uma Unidade Básica de Saúde e aguardando novo encaminhamento para o AME.

Fernanda Rosa ressalta ainda que o Ambulatório segue todas as normas da Vigilância Sanitária e de outros órgãos reguladores que definem os protocolos para prevenção de contaminação do vírus da Covid-19. “Os pacientes podem se dirigir ao AME para os atendimentos agendados com segurança, pois serão recebidos de acordo com as normas vigentes”, reforça.

Entre as medidas adotadas pelo AME desde o início da pandemia, em março de 2020, estão triagem na entrada do ambulatório com oferta de álcool em gel e abordagem de sintomas; espaçamento de assentos nas salas de espera; mapa de risco diário para análise de aglomeração; uso obrigatório de máscara; proteção em todos os guichês; restrição de acompanhantes; álcool em gel disponível nas salas de espera; e, montagem de tendas e sala de espera na parte externa do ambulatório.

Mais de 2,6 milhões de atendimentos
Em 11 anos de atuação, o AME Bauru já realizou 2,6 milhões de atendimentos, entre consultas, cirurgias ambulatoriais e exames de apoio e diagnóstico. São mais de 1 milhão de consultas somando áreas médicas e não médicas, como enfermagem, farmácia, serviço social, fonoaudiologia, nutrição e psicologia; mais de 35 mil cirurgias ambulatoriais; e, mais de 1,5 milhão de exames para diagnóstico.

A unidade oferece, atualmente, 38 especialidades médicas e a sua atuação abrange populações de 18 municípios da microrregião compreendida pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru. Entre as especialidades ofertadas para a rede, destaca-se a chamada “linha de cuidado” para diabetes, oferecendo consultas multidisciplinares e atendimento contínuo para estas patologias. Todos os agendamentos são realizados por serviços da rede municipal e estadual por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

O Ambulatório Médico de Especialidades AME-Bauru fica na Rua Rubens Arruda, quadra: 07, sem número. O telefone é (14) 3235-8500 e o e-mail [email protected]

Compartilhe nas Redes Sociais