Zoo recebe mais um gambá vítima de maus-tratos
O Zoo Bauru recebeu mais um gambá vítima de maus-tratos e, mesmo com todo o esforço veterinário, o animal não resistiu aos ferimentos.
“Situações como essa são mais comuns do que se imagina. Gambás são marsupiais inofensivos e que colaboram para o controle de animais peçonhentos, como escorpiões. Mas, infelizmente, pessoas ainda insistem em machucar e matar o animal, que por falta de habitat pode acabar entrando em chácaras e residências em busca de alimentos e abrigo”, afirma o Zoo em nota.
Ao identificar a presença de um gambá em sua propriedade, o correto a se fazer é abrir passagem para que ele siga seu caminho. Além disso, prender cães – que costumam atacar o gambá – e evitar ao máximo o contato com o animal, pois isso pode fazer com que ele se sinta ameaçado, situação em que pode morder as pessoas. Ainda, evitar alimentá-lo, pois trata-se de um animal silvestre e essa ação pode alterar seu comportamento natural de busca por alimento.
Se o animal estiver ferido ou não sair da propriedade naturalmente, acione o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental para resgatá-lo.
Bombeiros: 193
Polícia Ambiental: (14) 3103-0150
“É sempre importante lembrar que a fauna e flora da nossa região são uma riqueza inestimável para nossa cidade, e a conservação é uma responsabilidade de todos nós”, destaca o Zoo.