Foto: Divulgação

Unesp se mantém em patamar de excelência nos indicadores de qualidade do ensino superior

A Unesp alcançou novamente o conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade que avalia as instituições de ensino superior do país. Das 2.048 instituições com conceito atribuído no índice, apenas 66 atingiram o valor máximo no IGC 2023, o que posiciona a Universidade entre as 3,2% instituições brasileiras melhor avaliadas.

Nos resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior para o ano de 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), quase 87% dos cursos de graduação da Unesp obtiveram os conceitos mais altos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023: 39 dos 45 cursos avaliados nesta edição obtiveram conceitos 4 ou 5, os mais altos do exame.

Enquanto o Enade avalia o desempenho dos graduandos, o IGC é uma avaliação institucional que considera os conceitos preliminares dos cursos de graduação, baseados principalmente nas notas do Enade, e as avaliações dos programas de pós-graduação stricto sensu feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O ciclo do Enade é trienal e, na edição de 2023, foram avaliados cursos das áreas da saúde e das ciências agrárias e as engenharias. Em comparação com a edição de 2019, a última a avaliar tais graduações, a Unesp se manteve no patamar de excelência que já ocupava, com conceito 5 no IGC e mais de 85% dos cursos com conceitos Enade 4 ou 5 –11 graduações da Unesp subiram de conceito e seis tiveram queda em relação ao Enade 2019.

Os destaques unespianos, que alcançaram o melhor resultado possível no Enade 2023, foram os cursos de Medicina Veterinária dos câmpus de Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal e as graduações de Farmácia e Odontologia (Araraquara), Medicina, Enfermagem, Nutrição e Agronomia (Botucatu), Fisioterapia (Marília e Presidente Prudente), Arquitetura e Urbanismo (Bauru e Presidente Prudente) e as Engenharias Civil (Bauru e Guaratinguetá), de Produção (Bauru, Guaratinguetá e Itapeva) e Elétrica (Guaratinguetá).

Por Agência SP

Compartilhe nas Redes Sociais