Foto: Freepik

ONG Turma do Bem seleciona crianças para tratamento odontológico de graça

A Turma do Bem, maior rede de voluntariado especializado do mundo, realizará no dia 6 de junho uma Mega Triagem odontológica para jovens de baixa renda. A ação será ofertada em mais de 90 cidades em todos os estados brasileiros, de maneira simultânea, inclusive em Bauru.

O evento tem como objetivo selecionar crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social e com indícios de graves problemas bucais, para receberem tratamento dentário gratuito com os dentistas voluntários da ONG.

Os selecionados terão tratamento e acompanhamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. A expectativa é encaminhar cinco mil jovens para o tratamento odontológico após a ação.

Esta edição do evento, em parceria com a Colgate, faz parte do movimento “Juntos Contra a Carência Dental”, sobre a falta de acesso à prevenção e tratamento da cárie.

Participação na triagem

Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência. Em Bauru, a ação será realizada na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), que fica na rua Gérson França, 8-31, no Centro.

Outras informações estão disponíveis no site oficial da Mega Triagem.

Triagem

Nas triagens, o dentista voluntário realizará um exame visual não invasivo que atesta a condição odontológica e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família. Também serão distribuídos kits de higiene bucal nas triagens.

Após as triagens simultâneas, a equipe da Turma do Bem irá enviar uma carta de aprovação para os jovens que forem selecionados para o tratamento odontológico gratuito com todas as informações necessárias.

Turma do Bem

A Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 22 anos, impactou mais de 83 mil jovens e 1100 mulheres.

Compartilhe nas Redes Sociais