Foto: Reprodução/Youtube VaticanMedia

SEM PAPA: Primeiro dia do conclave tem fumaça preta

O conclave que vai eleger o sucessor do papa Francisco começou nesta quarta-feira (07/05), no Vaticano.

O primeiro dia de votação terminou com fumaça preta, ou seja, a votação não chegou a um nome de consenso. A fumaça preta foi expelida às 21h (16h de Brasília) desta quarta pela chaminé instalada na Capela Sistina.

Durante o conclave, os 133 cardeais eleitores ficam isolados na chamada “zona de conclave”, dentro do Vaticano, e juram segredo absoluto sobre o processo. As votações são realizadas na Capela Sistina e quando um novo papa for escolhido, a fumaça será branca.

Para ser eleito, são necessários dois terços dos votos do Colégio de Eleitores. A votação é secreta, e as cédulas são queimadas após a contagem. Em um cenário com 133 cardeais, serão necessários ao menos 89 votos para vencer a votação.

Ao todo, até quatro votações podem ser realizadas por dia — duas pela manhã e duas à tarde. Se, depois do terceiro dia de Conclave, a Igreja continuar sem papa, uma pausa de 24 horas é feita para orações. Outra pausa pode ser convocada após mais sete votações sem um eleito.

Caso haja 34 votações sem consenso, os dois mais votados da última rodada disputarão uma espécie de “segundo turno”. Ainda assim, será necessário atingir dois terços dos votos para que um deles seja eleito.

A expectativa é que a votação dure de dois a três dias.

Por Redação/G1

Compartilhe nas Redes Sociais