Sem chuvas, situação do Batalha piora e rodízio terá instabilidade
Apesar da nebulosidade e fortes ventos, a chuva prevista para as últimas semanas não caiu sobre Bauru ou na nascente do Rio Batalha. Desta forma, o DAE informa que o rodízio permanece nas regiões Central e da Vila Falcão, conforme cronograma estabelecido desde o último dia 27. No entanto, o atual nível do manancial não comporta que o abastecimento seja constante durante os períodos, assim, o Departamento informa que haverá instabilidades nos próximos dias, caso não haja precipitações volumosas.
Após duas semanas da redução do período de rodízio, houve uma queda do nível da lagoa de captação em mais de um metro. Naquele dia, o nível era de 2,82 metros, e hoje é de 1,72 metro. O nível considerado ideal da lagoa de captação é de 3,20 metros.
Há 11 dias não chove em Bauru. Comparado ao mesmo período de 2014, em que houve também estiagem prolongada e problemas de abastecimento nesta época do ano, as precipitações de 2020 são muito inferiores, conforme tabela:
Diante da situação, o DAE faz um apelo: “O cuidado com os recursos hídricos é responsabilidade de todos. Portanto, ainda mais neste momento, é necessária conscientização ao uso da água, evitando lavagens de calçadas, quintais, enchimento de piscinas”.
Caminhões-pipa permanecem à disposição para o abastecimento das regiões com intermitências por meio do número 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 para ligações feitas por aparelho celular. Nestes mesmos números podem ser denunciados casos de desperdício.
O cronograma atual do rodízio também está disponível no site do Departamento, para conferir, clique aqui.