Secretaria do Meio Ambiente realizou mais de mil castrações de cães e gatos neste ano
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), realizou 891 castrações de cães e gatos neste ano, em animais de famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único. Os dados são até o início deste mês. Também foram realizadas 194 castrações de animais das entidades da causa animal que estão cadastradas na Semma. Ao todo, portanto, foram 1.085 animais castrados.
A Semma tem contrato em vigência com cinco clínicas veterinárias particulares, credenciadas após a realização de chamamento público, que fazem o serviço. As castrações são gratuitas para os moradores e para as entidades, sendo custeadas pelo município.
A castração está dentro do Programa de Controle Ético da População Canina e Felina do Município, sendo aberto para famílias cadastradas no Programa de Castração. Para garantir que famílias em situação de vulnerabilidade social participem, a pasta fez ações aos sábados, com servidores buscando os animais nas casas dos tutores, levando até as clínicas, e devolvendo os animais já castrados, com as devidas orientações relativas aos cuidados necessários.
Para realizar o cadastro, a pessoa interessada deve ter inscrição no Cadastro Único e procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais perto de sua residência, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, e realizar a inscrição no programa. As famílias devem manter seus contatos atualizados nos CRAS. O Departamento de Proteção Animal foi criado neste ano, na Semma, e organiza as ações de castração em Bauru.