Secretaria de Saúde usará drones na prevenção da dengue em Bauru
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, está ampliando as ações para a prevenção da dengue no município. Todos os dias, os agentes de combate às endemias realizam as visitas nas casas e imóveis comerciais, com orientações para a população, eliminação de criadouros e, quando necessário, nebulização. O trabalho é feito o ano inteiro. A novidade será a utilização de drones para fiscalizar quintais e telhados com água acumulada. Os aparelhos estão em processo de aquisição.
Neste período de verão, com calor e chuva, quando a proliferação do mosquito Aedes aegypti é maior, as ações são reforçadas. Desde o ano passado, Bauru conta com armadilhas para a captura de mosquitos, o que permite a análise pela Vigilância Epidemiológica das regiões com maior incidência do mosquito, onde são encontrados mosquitos contaminados com o vírus da dengue e qual o tipo de dengue em circulação. Com isso, o monitoramento é mais eficiente e as equipes podem concentrar os trabalhos em áreas mais críticas.
Para este ano, a Secretaria de Saúde informa que está finalizando a aquisição de drones, o que deve otimizar ainda mais a fiscalização de imóveis abandonados com criadouros. Com as imagens captadas, será possível identificar potenciais criadouros e fazer uma vistoria detalhada nos imóveis que oferecerem mais risco em cada região.
Nesta semana, a pasta instituiu ainda uma Sala de Situação das Arboviroses, com a presença de diversos profissionais, para o monitoramento da evolução de casos de dengue e de outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika, chikungunya e febre amarela. Com os dados, os profissionais vão dar respaldo para a tomada de decisões por parte da Secretaria de Saúde. Outra ação importante é conscientização da população, com campanhas de educação nas escolas, empresas, pontos de comércio e eventos, levando a informação para mais pessoas.
Foram comprados testes rápidos, o NS1, que permitem a identificação de novos casos. Assim, os pacientes podem iniciar o tratamento adequado de forma mais ágil. Os profissionais da rede de saúde também receberam cursos de qualificação para atender casos suspeitos de dengue. Por fim, o município diz que vem mantendo diálogo com o Estado para adotar medidas conjuntas, inclusive em âmbito regional.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
A Secretaria de Saúde pede a colaboração dos moradores para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.
Por Jornal da Cidade