SEBES realiza reunião com a rede parceira no atendimento a população de rua

Nesta terça-feira (09/02), a Secretária do Bem-Estar Social, Ana Cristina de Carvalho Sales Toledo, realizou reunião online com a rede parceira no atendimento à população de rua, para tratar das ações desenvolvidas junto a esse público, questões relacionadas a saúde mental e as ações do Consultório na Rua.

A reunião contou com a participação dos responsáveis pelo Centro de Apoio Psicossocial da Secretaria de Saúde e Consultório na Rua, Esquadrão da Vida, Comunidade Bom Pastor, Centro Espírita Amor e Caridade CEAC/Albergue e Casa do Garoto.

Essas instituições realizam um trabalho articulado com Centro de Referência Especializado a População de Rua (Centro POP), localizado na Avenida Nuno de Assis, 10-77, que está em processo de revitalização para garantir um ambiente acolhedor estimulando a saída das ruas.

A reunião abordou os dados demonstrativos dos atendimentos de janeiro de 2021(abaixo), as visitas realizadas nas Casas de Passagem do Esquadrão da Vida, Comunidade Bom Pastor e Centro Espírita Amor e Caridade CEAC/Albergue, o trabalho que vem sendo feito com as pessoas em situação de rua que desejam retornar para o município de origem, no fornecimento de passagem pelo CEAC, diante dos apontamentos do Centro POP e Abordagem Social.

Outros pontos abordados foram o trabalho articulado da Abordagem Social com a equipe do Consultório na Rua, a proposta de ampliação da equipe de trabalho da Abordagem para esse ano , a discussão da execução do “Projeto de Acolhimento Imediato Ginásio” que contou com a parceria da Casa do Garoto, vigente de julho de 2020 a janeiro de 2021, com diferencial de acolhimento de animais de estimação e casais.

A proposta de readaptação do canil para os atendimentos das pessoas em situação de rua e seus animais de estimação na revitalização do Centro Pop e a possível adaptação dos espaços das Casas de Passagem para acolhimento desses animais, com a avaliação da Vigilância Sanitária do Município, também foram discutidos.

O grupo também iniciou a discussão de ações para serem desenvolvidas junto aos Grupos Solidários, que fornecem alimentação para população de rua e que contribuem com a rede de atendimento a população de rua.

Dados de atendimento à população de rua do mês de janeiro:
Foram identificadas 205 pessoas em situação de rua no município. Destes, 123 pessoas estão acolhidas em Casa de Passagem e 26 são de origem de outros municípios e não apresentam vínculos em Bauru.

Compartilhe nas Redes Sociais