DESMONTE - Grupo Girino - Hugo Honorato

Rumo aos 10 anos, Festival de Artes Cênicas de Bauru ganha edição especial online

Prestes a completar sua primeira década, o Festival de Artes Cênicas de Bauru – FACE, se consolida como um dos principais eventos voltados para as artes cênicas do estado de São Paulo e realiza entre fevereiro e março uma edição especial online, o InterFACE. A edição  será totalmente transmitida pelo YouTube (FACE Bauru) e busca fomentar o setor artístico e amenizar as consequências da pandemia ocasionada pela Covid-19.

Plural, urgente e pulsante, o festival é uma mostra cênica não competitiva de espetáculos, performances, workshops e bate-papos, que foca nas pesquisas cênicas contemporâneas. Todas as ações serão oferecidas à população gratuitamente.

Há quase um ano com medidas de distanciamento estabelecidas e um incalculável prejuízo à classe artística, o festival convida de forma provocativa os grupos para a seguinte reflexão: quais os cenários possíveis do fazer artístico pós-pandemia?

O desafio de integrar o território virtual é um convite para desenvolver uma nova forma de criar, do fazer artístico e de suas vertentes. Neste formato, o festival de artes cênicas alça novos públicos e conquista agora uma plateia imensurável, que ultrapassa limites físicos e geográficos. 

De acordo com a direção geral e artística do festival, de Andressa Francelino e Fábio Valério, “um dos objetivos é também demonstrar a confluência entre a arte e o ambiente online, expondo que é possível oferecer capacitação para que os artistas se utilizem do ambiente virtual em seu favor, para fomentar, potencializar e ampliar a difusão artístico-cultural”. 

Com o tema “Cenários Possíveis: Reflexões sobre o papel do artista pós- pandemia”, o InterFACE reune espetáculos nacionais e internacionais no período de 3 a 14 de março. Para esta edição especial, o festival vai exibir seis espetáculos da região de Bauru e quatro espetáculos do estado de São Paulo, sendo eles das cidades de São Paulo, Campinas e São José do Rio Preto. Já na categoria nacional, serão dez espetáculos representados por grupos de oito estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rondônia. Por fim, na categoria internacional, serão duas atrações, do Paraguai e da Romênia.

Curadoria
Com uma programação política, que discute o papel do artista e as novas formas de criação pós-pandemia, o evento apresentará espetáculos de diferentes gêneros e formatos, unindo diversas linguagens cênicas.

“Após esse período de convivência com uma realidade asfixiante, o Grupo Protótipo Tópico, idealizador e realizador do InterFACE, buscou, através da curadoria dos espetáculos, olhar para o futuro de forma realista, gerando novas reflexões existenciais e subjetivas a partir dos trabalhos que serão apresentados”, afirmam os diretores.

Diferentes experiências poéticas e estéticas estão previstas para esta edição especial, como o trabalho do grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), que será transmitido no dia 04/03, às 19h. O espetáculo Desmonte envolve um processo de pesquisa e experimentação que propõe um diálogo entre o teatro visual e técnicas do live cinema. A obra, com tom de protesto, é inspirada nos rompimentos de barragens da mineração em Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, ocupando um lugar de resistência contra o esquecimento desses crimes.

Ainda no viés político e contestador, a Definitiva Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro (RJ), apresenta a obra O Som e a Fúria: Um Estudo Sobre o Trágico. O espetáculo trata de uma sociedade doente na iminência do momento em que o céu se precipita sobre ela. Entre cenas e números musicais, a obra revela as doenças cotidianas da sociedade desigual em que vivemos. A transmissão do grupo carioca será no dia 04/03, às 21h. 

A região nordeste será representada pelo grupo Clowns de Shakeaspeare de Natal (RN). Indicado para todos os públicos, Abrazo é um espetáculo não verbal que une a estética da palhaçaria com projeções de animação. Em um lugar em que não é permitido abraçar, as personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio, afeto e liberdade. A exibição será na quinta, dia 11/03, às 19h. 

Estreia no InterFACE
O palco do InterFACE receberá também um espetáculo inédito:a Não Cia. de Teatro, da cidade de São Paulo (SP), vai estrear a obra Naufrágio no dia 11/03, às 21h30. Sob a direção de Márcio Macena, o espetáculo trata de encontros e desencontros muitas vezes inexplicáveis, mas totalmente compreensíveis. A concepção do texto é dividida entre Márcio Macena e o uruguaio Federico Rocca. Na trilha do espetáculo, músicas de Chico Buarque e Fito Paez, executadas ao vivo, que permeiam momentos, cicatrizando as feridas como um enorme band-aid de amor e merthiolate.

Potencializando a diversidade cultural da programação do InterFACE, o público vai conferir, ainda, duas obras internacionais. O grupo Tercer Espacio Colectivo Artístico do Paraguai, apresenta no dia 08/03, às 19h, o espetáculo La Nota Azul, que traz a dança contemporânea embalada pelo jazz, com bailarinos e acrobatas no palco. 

Da Romênia, as artistas Alina Uşurelu e Cristina Lilienfeld trazem as obras Up Stairs e See You Soon. Up Stairs é um curta-metragem que utiliza a escada como pretexto para performance e como símbolo do espaço público que é reativado e reinterpretado através da interação do corpo, dos sentidos e de filtros particulares. Na sequência, a plateia virtual do InterFACE vai conferir a performance See You Soon realizada em Gana, que surge ao explorar os rituais de passagem dedicados às almas dos que morreram. Nesse processo, a dupla composta por uma coreógrafa e uma foto-videoartista/performer, cria um novo ritual que incorpora elementos das culturas romena e ganense e cria um novo tipo de relato.

Ações Formativas
Todas as apresentações do InterFACE serão seguidas por um bate-papo entre artistas e público, com a mediação de profissionais da área. Também serão realizados dez workshops, uma mostra audiovisual e conferências entre os grupos participantes.

Entendendo a importância de fomentar a produção teatral contemporânea, as atividades que fazem parte da programação formativa do InterFACE apresentam diferentes segmentos das artes cênicas, como dança, literatura, teatro visual, técnicas corporais e palhaçaria. Todas serão oferecidas gratuitamente. 

As oficinas serão ministradas de 22 a 28 de fevereiro, pelos grupos que se apresentarão na categoria nacional e acontecerão através da plataforma Google Meet. Para participar das oficinas, os interessados deverão acessar o site facebauru.art.br e fazer a sua inscrição até 24 horas antes da atividade selecionada. Poderão se inscrever artistas, estudantes de artes cênicas e pessoas interessadas em conhecer os processos e pesquisas dos grupos que farão parte do festival. As vagas são limitadas.  

O InterFACE é uma realização do Grupo Protótipo Tópico e da Sociedade Amigos da Cultura, com patrocínio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural – ProAC Expresso LAB e intermédio da Lei Aldir Blanc. 

A programação artística do  InterFACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru – Edição Online será iniciada no dia 3 de março. Já as oficinas serão realizadas a partir de 22 de fevereiro. Toda a programação é gratuita e será disponibilizada ao público em plataformas online através do canal do festival youtube.com/facebauru

Informações sobre as atrações podem ser acessadas no site oficial do evento facebauru.art.br. Siga as redes sociais do InterFACE @facebauru

Serviço 
Oficinas InterFACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru
De 22 a 28/02 | Atividades gratuitas
Vagas limitadas | Plataforma Google Meet 
Inscrições abertas no site facebauru.art.br até 24h antes de cada atividade

InterFACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru – Edição Online
03 a 14 de março de 2021 |  Bauru – SP – Brasil
Transmitido em youtube.com/facebauru
Saiba mais em facebauru.art.br
Realização: Grupo Protótipo Tópico

Compartilhe nas Redes Sociais