Prorrogadas as inscrições do Novotec Integrado na região de Bauru

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro Paula Souza, prorrogou as inscrições para as 840 vagas em cursos técnicos do Novotec Integrado aos alunos da rede estadual e municipal. Agora, os estudantes podem se inscrever até a próxima segunda-feira (19/10), pelo site www.novotec.sp.gov.br. Para os jovens que ainda estudam na rede privada, o período continua até o dia 30.

Serão ofertados na região os cursos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Química, Informática para internet e Recursos Humanos. No total, 13 cidades foram contempladas, entre elas: Arealva, Bauru, Cafelândia, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Pederneiras, Promissão, Reginópolis e Ubirajara.

Os cursos escolhidos para cada localidade foram definidos em conjunto com as escolas estaduais e Etecs e contemplam o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. Estão divididos nos eixos de gestão, tecnologia da informação e hospitalidade.

O programa Novotec é voltado aos estudantes do ensino médio na rede pública e oferece cursos técnicos e de qualificação profissional para conectar essa etapa da educação com o mercado de trabalho. Os cursos do Novotec Integrado se iniciam no ano letivo de 2021, seguindo o calendário da Secretaria de Educação. A duração é de 3 anos, com conclusão no final de 2023.

Nesta modalidade os jovens fazem as disciplinas acadêmicas com professores da Secretaria de Educação e a carga horária técnica com professores do Centro Paula Souza ou de outros fornecedores de ensino profissionalizante contratados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As aulas ocorrerão na mesma escola que a parte acadêmica de formação básica. O Centro Paula Souza, autarquia que faz a gestão das Etecs e Fatecs, é o responsável por elaborar os planos de curso de todas as turmas.

Como se inscrever
Os Estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. Não há prova de vestibulinho para essa modalidade.

Para participar, o aluno deve demonstrar interesse no ato da rematrícula da Secretaria de Educação, que acontece na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.

O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até segunda-feira (19). Já para os estudantes que, atualmente, estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residem mais próximo das unidades escolares que receberão o Novotec Integrado.

As regiões contempladas e outras informações sobre o Novotec Integrado estão disponíveis no link:
http://www.novotec.sp.gov.br/Curso/Modalidade/NovotecIntegrado

Novotec
O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Centro Paula Souza e a Secretaria de Educação, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes do ensino médio da rede estadual, alinhado com as demandas do mercado de trabalho.

O Centro Paula Souza é hoje a instituição que ministra os cursos e certifica os estudantes. O objetivo é expandir o acesso à Educação Profissional e Técnica (EPT) para os estudantes do Ensino Médio, com cursos gratuitos e com a integração da EPT com o Ensino Médio, possibilitando novas opções de futuro para os jovens e facilitando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

Compartilhe nas Redes Sociais

+ Notícias