Projeto Cemeia completa três anos difundindo conhecimento sobre agricultura urbana e alimento orgânico

O Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana (Cemeia) completou três anos neste domingo (27). Para celebrar a data, servidores das Secretarias de Agricultura e Abastecimento (Sagra) e da Educação realizaram durante a última semana a quinta edição do Feirão de Doação e Trocas de Sementes e Plantas Medicinais, quando o recinto do Cemeia recebeu mais de 150 pessoas e distribuiu 320 sachês de sementes, 150 tubéx de mudas, vasos, ramos e tubérculos.

Neste período, mesmo com dois anos de restrições por conta da pandemia, o Projeto recebeu 25 grupos de visitantes entre crianças dos ensinos infantil e fundamental, grupos de jovens de projetos sociais, alunos de ensino técnico, além de Secretarias da Educação de municípios vizinhos que vieram conhecer o Projeto.

O Projeto Cemeia faz parte do Programa Agricultura Urbana e é desenvolvido pela Sagra, em parceria com a Secretaria da Educação, e tem como proposta principal trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato. O projeto é voltado para visitas monitoradas com crianças em fase escolar. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura aos pequenos, por meio do cultivo de hortas e plantações.

Segundo o coordenador, Guto Camargo, atualmente o espaço do Projeto Cemeia conta com um sistema agroflorestal em formação, com plantações de árvores frutíferas diversas, além do Jardim Sensorial, com cerca de 70 variedades de plantas e ervas medicinais e aromáticas, a Horta Terapêutica, cultivada pelos acolhidos da Casa de Passagem do Esquadrão da Vida e as Hortas Alternativas, com orientações para plantio de verduras e legumes em apartamentos ou locais com pouco espaço. O Cemeia também está aberto para auxiliar munícipes que queiram cultivar uma horta própria, mas que ainda não sabem por onde começar, que tipo de alimento plantar e como manter a horta.

SERVIÇO

O Cemeia funciona nas dependências do Almoxarifado Central da Prefeitura, na avenida Rodrigues Alves, quarteirão 42, esquina com a avenida Hélio Pólice, no Jardim Redentor. Visitas de pequenos grupos funcionam das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. O e-mail é o [email protected].

Compartilhe nas Redes Sociais