Prefeitura começa o monitoramento por câmeras no Parque Vitória Régia
O serviço de monitoramento por câmeras no Parque Vitória Régia começou nesta semana. A princípio foram instalados dois equipamentos, um no totem “Eu Amo Bauru”, inaugurado em julho deste ano e alvo de pichações pelo menos duas vezes desde que foi afixado, e outro no local onde acontece a feira livre.
A medida, implementada pelo setor de tecnologia da Prefeitura de Bauru, visa conter atos de vandalismo no parque nos locais onde há maior circulação de pessoas.
Afixado no Parque Vitória Régia em 28 de julho de 2022, o totem “Eu Amo Bauru” sofreu o primeiro ato de vandalismo apenas 10 dias depois de ser inaugurado. Em outubro, voltou a ser pichado. Nos dois casos houve a necessidade de pintar o objeto novamente.
A falta do monitoramento por câmeras no local vinha sendo apontada por vereadores na Câmara de Bauru desde a primeira vez em que o totem foi pichado.
Em nota, a Prefeitura de Bauru afirmou que há previsão de ampliar o número de câmeras no local e instalar os equipamentos em outros pontos do Parque Vitória Régia, como nas áreas verdes e ao redor do lago, com o objetivo de aumentar a segurança de quem frequenta o local.
Em novembro, conforme noticiou o JC, o projeto “Abrace o Parque” denunciou o furto de nove patos do lago central do Vitória Régia. O local, cercado para preservação do meio ambiente, contava com a mãe e seus 11 filhotes. Deste total, restaram apenas três.
A ausência de monitoramento em locais estratégicos da cidade é um problema crônico do município. O impasse facilita, por exemplo, furtos de cabos de energia elétrica nas ruas da cidade e de outros equipamentos nas bombas de captação de água do DAE.
Em agosto, por sinal, a autarquia assinou um contrato para implementar o serviço de videomonitoramento em 85 pontos de Bauru em até 48 meses. Parte do serviço foi iniciado no início de dezembro com a instalação de 35 câmeras.
Por: Sampi / Assessoria PMB