Foto: Yasmin Fonseca/Divulgação

Por que não recebi o alerta de chuvas da Defesa Civil? Entenda como funciona o cell broadcast

Em funcionamento desde dezembro de 2024, o sistema cell broadcast tem sido uma importante ferramenta para a Defesa Civil enviar os diferentes tipos de alerta de chuvas neste início de ano em diversas regiões de São Paulo. Na última quinta-feira (6), por exemplo, moradores das zonas leste, norte, oeste e centro da capital receberam um alerta severo por volta de 19h25. Algumas pessoas, porém, relataram ainda não ter recebido esses alertas.

Entenda abaixo como funciona a tecnologia, quem recebe os alertas e como verificar se seu aparelho está habilitado para este tipo de comunicação. As informações são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão responsável por fiscalizar e regular as telecomunicações no Brasil.

1) Por que não recebi o alerta de chuvas da Defesa Civil?

Nem todos recebem. Se você não está na área de risco, você não receberá a notificação do alerta de chuvas. Apenas receberão o alerta as pessoas localizadas na área de risco, que é definida pela Defesa Civil, com celulares compatíveis e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G no momento do envio da mensagem. Note que para o recebimento dos alertas, o celular deve estar conectado à rede móvel 4G ou 5G. Se você estiver conectado apenas à rede Wi-Fi, você não receberá o alerta.

2) Como verifico se meu aparelho é apto para receber o alerta de chuvas?

Aparelhos mais novos, lançados a partir de 2020, são os compatíveis com o cell broadcast para recebimento de alerta de chuvas. Em termos técnicos, aparelhos definidos como CAT 4 ou superior pelo padrão 3GPP, que suportem tecnologias 4G ou 5G com os sistemas operacionais Android e iOS.

3) Meu celular é antigo. O que faço para poder receber os alertas?

Para garantir que seu dispositivo esteja apto a receber mensagens do Defesa Civil Alerta, é importante atualizar a versão do sistema operacional utilizado. É possível checar se seu sistema operacional está atualizado ou verificar a necessidade de atualização seguindo estes passos:

Android: é necessário ter o Android R (Android 11) ou posterior.

  1. Acesse “Configurações” no seu telefone.
  2. Em seguida abra a opção “Sobre o telefone” e procure por “Informações do software” ou um nome similar.
  3. Em “Informações do software” é possível encontrar a versão do sistema operacional do seu dispositivo.

iOS: é necessário ter o iOS 17 ou posterior.

  1. Abra “Ajustes”.
  2. Toque em “Geral”.
  3. Selecione “Sobre” e aparecerá a versão do seu aparelho.

4) Preciso ativar notificações do meu celular para receber os alertas?

Não, o cell broadcast , por padrão, já vem habilitado em todos os celulares compatíveis. Você pode checar essa configuração em:

Android: Configurações/ Segurança e emergência / Alertas de emergência sem fio.

iOS: Ajustes / Notificações / Alertas de Governo.

5) Recebo o alerta ainda que meu celular esteja sem sinal (fora da área de cobertura)?

Não. Para o recebimento dos diferentes tipos de alerta de chuvas, o celular deve estar conectado à rede móvel 4G ou 5G.

6) Como verificar a cobertura 4G e 5G na minha área?

É possível verificar a cobertura 4G e 5G das principais operadoras de telefonia móvel das seguintes maneiras:

Mapas de Cobertura da Anatel: São disponibilizadas informações por município e tecnologia acerca dos percentuais de cobertura (área, moradores, domicílios), a própria “mancha” de atendimento do serviço, bem como, o nível de sinal em determinado local, conforme links a seguir: cobertura móvel e nível de sinal

Mapas de Cobertura das Operadoras: Além dos mapas de cobertura disponibilizados pela Anatel, é possível consultar os mapas de cobertura das principais operadoras nos seguintes endereços: ClaroTim e Vivo.

7) Vou receber o alerta mesmo quando estiver acessando a internet, vendo vídeos ou ouvindo música? Ou em chamada de voz? E se meu celular estiver no modo silencioso?

Sim, a mensagem do alerta de chuvas ou deslizamentos aparecerá sobreposta a qualquer conteúdo que esteja sendo acessado no celular. E, se estiver numa chamada de áudio, o som do alarme irá tocar no áudio do celular. Seu celular pode até estar no modo silencioso. De qualquer maneira as mensagens aparecerão na tela do celular e, no caso do alerta extremo, será acionado um sinal sonoro semelhante a uma sirene, mesmo no modo silencioso.

8) Existe outra forma de receber alertas da Defesa Civil?

Sim. O cell broadcast se soma ao sistema de ferramentas de notificação de desastres disponíveis à população e não substitui os canais já existentes. Outras formas de alerta incluem:

SMS: Envie uma mensagem para 40199 com o CEP da área de interesse. Todos os celulares dessa área receberão o alerta, independentemente da tecnologia utilizada (2G, 3G, 4G ou 5G).

WhatsApp: Cadastre o número 61 2034-4611 ou clique aqui, envie um “olá” e siga os passos para cadastrar áreas de interesse ou verificar alertas ativos.

Telegram: Busque por “Defesa Civil Alertas” ou acesse este link, envie um “olá” e siga as instruções para se cadastrar.

TV por assinatura: As mensagens aparecem automaticamente durante a programação, sem necessidade de cadastro.

Google Public Alerts: Ao pesquisar temas relacionados a desastres no Google ou ao usar o Google Maps em uma área de risco, você poderá receber alertas e informações relevantes.

9) O serviço do cell broadcast é cobrado?

Não. É gratuito. Qualquer contato recebido em nome de prestadora ou instituição solicitando o pagamento de valores pode ser uma tentativa de golpe. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa ou instituição sempre por meio dos canais oficiais de atendimento.

10) Quem decide quando os alertas devem ser enviados?

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, que monitora a necessidade em tempo real, 24 horas por dia.

11) O que fazer quando recebo um alerta?

Siga as recomendações descritas na mensagem. Sempre procure um local seguro, coberto e longe de árvores.
Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

Por Agência SP

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