Plano de Arborização de Bauru: ordem de serviço é assinada
A prefeita Suéllen Rosim assinou nesta segunda-feira (14/07), a ordem de serviço para o início da elaboração do Plano Diretor de Arborização de Bauru. O trabalho será executado pela empresa Neofloresta Serviços Ecossistêmicos, vencedora da licitação, com prazo de um ano para a conclusão. Também participaram da assinatura a secretária do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Cilene Bordezan, e o diretor executivo da empresa, Ciro Costa.
O Plano Diretor de Arborização Urbana vai definir o planejamento e a gestão da arborização no município, visando o aumento da resiliência de Bauru às mudanças climáticas e a qualificação da paisagem, considerados os pressupostos da ecologia e das cidades inteligentes, tendo como base o planejamento e ações participativas. As ações vão servir tanto para intervir na arborização já existente como para atuar em áreas que ainda não possuem arborização.
A elaboração do Plano Diretor de Arborização vai ser dividida em quatro etapas. A primeira é o relatório preliminar da caracterização do município. Na sequência, a segunda etapa é o diagnóstico preliminar da arborização urbana de Bauru e o planejamento dos parâmetros técnicos. Esta fase inclui o levantamento das principais informações qualitativas e quantitativas das árvores existentes, e também a avaliação de árvores com risco de queda. As duas primeiras etapas deverão ser finalizadas em até cinco meses.
A terceira etapa será para o planejamento da arborização urbana, envolvendo a gestão, manutenção e monitoramento, e a minuta preliminar do Plano Municipal de Arborização, com a indicação de como ser feita a poda de árvores, remoção e substituição de árvores, o monitoramento das árvores urbanas o planejamento da gestão de arborização. A terceira etapa tem previsão de duração de três meses.
Por fim, a quarta e última etapa deve durar quatro meses e terá a participação da população, com a sistematização das propostas apresentadas, realização de 13 audiências públicas, apresentação final do Plano Municipal de Arborização, e a proposta de revisão da legislação de arborização urbana.