Para conservação da espécie, dois primatas chegam do RJ para o Zoo Bauru
Dois machos de espécies ameaçadas de extinção receberam um novo lar nesta segunda-feira (19), quando passaram a viver no Zoológico de Bauru. Por meio do Avião Solidário da Latam, um Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) e um Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) foram transportados gratuitamente do Rio de Janeiro para Bauru, em uma iniciativa que apoia a conservação da espécie no Brasil.
Os animais nasceram e foram criados no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro. Eles vieram em voo operado no trecho Santos Dumont-Guarulhos. Na sequência, os primatas foram levados por via terrestre até Bauru. Em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), na prática, o transporte aéreo reduziu de 10 para 5 horas a viagem na comparação com um deslocamento exclusivamente terrestre entre as duas instituições.
O objetivo do Zoológico em receber os primatas é a reprodução, pois são animais de espécies ameaçadas de extinção. Os animais foram alocados no setor extra do Parque Zoológico Municipal de Bauru, onde iniciaram período de quarentena, para adaptação e exames de rotina, e após este período, vão para o recinto no setor de visitação, onde passarão por adaptação junto a fêmeas de sua espécie.
Segundo a assessoria de imprensa da Latam, o Avião Solidário já protegeu mais de 4,6 mil animais no Brasil. A ação com os dois primatas foi o segundo transporte gratuito de animais do Avião Solidário no Brasil em 2024.