Oficina ‘Dança para/com todos os corpos’
Continuam abertas as inscrições para a Oficina “Dança para/com todos os corpos” com o bailarino e coreógrafo Marcos Abranches. A atividade integra a programação da 26ª Mostra Arte sem Barreiras de Bauru, que continua até o dia 23 de outubro.
A oficina será realizada no dia 22 de outubro – sábado, das 10h às 12h, no Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”, localizado na avenida Nações Unidas, 8-9 e será ministrada por Marcos Abranches. O workshop visa trabalhar com a ideia de que toda e qualquer atividade a ser proposta seja acessível a todos que realizam aquela vivência, explorando e aprofundando o experimento de exercícios de improvisação como um dos componentes para suas atividades cotidianas e também para o desenvolvimento da dança.
Podem participar jovens (a partir de 14 anos) e adultos interessados em dança, corpo e movimento, porém professores e alunos ligados às entidades que atendem PcD, à Rede Municipal de Ensino, à Diretoria de Ensino – Regional Bauru e às Academias de Dança de Bauru e região terão oportunidade de ampliar conhecimento numa área que já atuam.
É necessário fazer inscrição antecipada até o dia 21 de outubro. A ficha de inscrição pode ser retirada na sede da Secretaria de Cultura – avenida Nações Unidas, 8-9 ou pode ser solicitada por meio do e-mail [email protected] ou [email protected]
Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino portador de “Coreoatetose” rara, decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. É importante saber que o profissional possui inteligência normal e, utiliza como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.
Mais 2 atividades serão realizadas pelo bailarino na Mostra. No sábado, às 19h30, acontecerá o espetáculo “O Idiota” baseado na obra do escritor Dostoiévski e no domingo a exibição do premiado documentário “O artista e a força do pensamento” e bate-papo pós exibição com o bailarino Marcos Abranches e o diretor do filme Elder Fraga, ambas no Teatro Municipal e com recomendação para maiores de 16 anos.
A 26ª Mostra Arte sem Barreiras é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura, que neste ano foi contemplada pelo Programa Juntos pela Cultura – Edital Retomada SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o que garantiu a participação de artistas profissionais de outras cidades.
Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser acessada pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Bauru e pelo QRCode