Foto: pikisuperstar/Freepik

NOVO FERIADO: Dia da Consciência Negra agora é feriado em todo o estado de SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou o projeto de lei do deputado estadual Teonilio Barba (PT) que torna o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, feriado oficial em todo o estado de São Paulo. A medida, publicada no Diário Oficial de SP (imagem abaixo) nesta quarta-feira (13/09), já vale para este ano, quando a data cairá em uma segunda-feira.

O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, só é feriado em cidades que aprovaram leis municipais. Não era o caso de Bauru e da maioria das cidades da região, onde, até então, a data não era feriado.

A data é celebrada desde os anos 70, mas passou a ser feriado em algumas cidades brasileiras a partir de 2003. De acordo com dados da Fundação Seade, 34,6% da população do Estado de São Paulo é negra.

“As datas de celebrações que são consideradas feriado acabam causando uma certa movimentação na sociedade (…) Ao criarmos o projeto que torna o 20 de novembro um feriado estadual, esperamos que isso mobilize diferentes setores da sociedade a pautar e praticar a luta contra o racismo”, disse o deputado durante apresentação do projeto na Alesp.

Segundo o Palácio dos Bandeirantes, “a efeméride tem o objetivo de potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africanas no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas”.

A data é considerada um marco das pautas identitárias do Brasil. O dia é celebrado como a data de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, representante da “resistência e da luta contra a opressão da escravidão”, ainda segundo o governo Tarcísio.

“(A sanção) me surpreendeu. Acho que é um gesto importante por parte do governo”, disse o deputado, que afirmou ter apresentado o projeto após compromisso firmado com grupos ativistas da causa.

Por Redação/Metrópoles/Diário Oficial

Compartilhe nas Redes Sociais