Nova onda de frio extremo atinge o Brasil no início de novembro
Uma frente fria vai se formar e entrar no Centro-Sul do Brasil no fim desta semana. Esse sistema promete levar chuvas para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo entre sábado (29) e domingo (30). Na sequência desta frente fria, virá uma massa de ar polar.
O frio mais intenso será no dia 02 de novembro, com temperaturas que podem ser negativas, em especial na serra e planalto catarinense e na serra gaúcha, com possibilidade de neve e chuva congelada. O MetSul alerta para o fato de as previsões do tempo, principalmente em relação ao frio, serem mais precisas durante o inverno. Portanto, o cenário ainda pode mudar até a semana que vem.
Em SP, o Climatempo prevê uma forte queda nas temperaturas a partir de segunda-feira (31). Em Bauru, na véspera do feriado, a máxima deve ser de 23ºC e a mínima de 14ºC. Na quinta-feira (2), a previsão é de 14º de mínima, e os termômetros não passam a casa dos 18ºC.
Especialistas explicam que a frente fria peculiar em novembro se dá pela atuação mais intensa do fenômeno climático La Niña, causador da diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico, nas últimas semanas.
Além disso, um ciclone extratropical na costa da região Sul vai trazer umidade do mar para o continente, e fortes correntes de ar ajudam a derrubar as temperaturas. O aquecimento global e as mudanças climáticas também colaboram para alterações no padrão das temperaturas pelo planeta.