Markinho Souza é eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara
Logo após a Solenidade de Posse dos eleitos para o mandato 2025-2028 no município neste dia 1º de janeiro, os vereadores bauruenses permaneceram reunidos para definir, por meio de eleição, a Mesa Diretora que ficará à frente da Câmara de Bauru no biênio 2025-2026.
Com 15 votos, o vereador Markinho Souza (MDB) foi eleito o novo presidente do Poder Legislativo bauruense. Completam a Mesa Diretora da Casa o vereador Cabo Helinho (PL) como vice-presidente, André Maldonado (PP) como 1º secretário e Dário Dudário (PSD) como 2º secretário.
Com essa formação, três dos quatro vereadores a comporem a Mesa pelos próximos dois anos são estreantes na Casa. Por sua vez, Markinho Souza já ocupou a presidência anteriormente no biênio 2021-2022.
“Ao assumir novamente a presidência desta Casa tenho a plena consciência da responsabilidade que recai sobre mim (…) Mas, com o apoio de todos os vereadores podemos impulsionar as mudanças que tanto desejamos para a cidade. Unidos, transformaremos a Câmara em uma grande força”, falou Markinho Souza em pronunciamento na Tribuna, já eleito presidente.
Ele também defendeu a independência do Poder Legislativo, o compromisso com seu papel fiscalizador e uma postura ética e de respeito à democracia. Ainda afirmou que a adequação ou construção de uma sede digna para a Câmara será prioridade em sua gestão.
Como foi a eleição
Como estipula o Regimento Interno da Casa, a eleição da Mesa é feita cargo por cargo, por meio de voto aberto e nominal, com ordem de votação definida por sorteio. Não é possível se abster de votar. Sem necessidade de registro prévio de candidaturas, é eleito o vereador mais votado para cada cargo.
O presidente Markinho Souza foi indicado para a disputa pelo vereador Mané Losila e recebeu 15 votos dos vereadores Emerson Construtor (Podemos), Sandro Bussola (MDB), Marcelo Afonso (PSD), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Mané Losila (MDB), Julio Cesar (PP), Markinho Souza (MDB), Cabo Helinho (PL), Arnaldinho Ribeiro (Avante), Dário Dudário (PSD), Pastor Bira (Podemos), André Maldonado (PP), Miltinho Sardin (PSD), Junior Rodrigues (PSD) e Beto Móveis (Republicanos).
Também se colocaram na disputa os vereadores Eduardo Borgo (Novo), que depois retirou sua candidatura, e Junior Lokadora (Podemos), que recebeu 6 votos dos vereadores Natalino da Pousada (PDT), Marcio Teixeira (PL), José Roberto Segalla (União), Estela Almagro (PT), Eduardo Borgo (Novo) e Junior Lokadora (Podemos).
A vice-presidência foi disputada entre os vereadores Cabo Helinho (PL) e novamente Junior Lokadora (Podemos), sendo eleito o vereador Cabo Helinho com 18 votos – votaram em Lokadora ele mesmo e os vereadores Eduardo Borgo e Estela Almagro. Por fim, foram aclamados como 1º secretário o vereador André Maldonado (PP) e como 2º secretário o vereador Dário Dudário (PSD). Eles foram os únicos nomes indicados aos cargos.
A Mesa Diretora tem a incumbência de dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Câmara, que incluem tomar as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos; dirigir todos os serviços da Câmara durante as sessões legislativas e nos seus interregnos; elaborar e expedir a discriminação analítica das dotações orçamentárias da Câmara; garantir a consolidação das leis do município; e fiscalizar os serviços internos da instituição, entre outros.
As funções do órgão, assim como de cada um de seus membros, estão detalhadas no Capítulo I do Regimento Interno da Câmara (dos artigos 10 ao 24).
Por Câmara de Bauru