Foto: Bruno Freitas/Jcnet

GOT multa motociclistas que trafegam em ciclofaixas de Bauru

O Grupo de Operações de Trânsito (GOT) da Emdurb realizou nove operações de trânsito depois que o JC/JCNET flagrou motociclistas cometendo infrações gravíssimas por usarem a ciclofaixa para ultrapassagens na quadra 12 da avenida Nuno de Assis, em Bauru. Desde o dia 22 de agosto, quando a reportagem do JC/JCNET foi veiculada, até esta terça-feira (2), foram 13 autuações registradas no período da manhã.

Somando as multas de outros períodos, mas também na Nuno, o ‘saldo’ é de 27 infrações em 2025. Acrescentando o mesmo problema em outras ciclofaixas, o número chega a 45 neste ano, informa a Emdurb.

Legislação

Conforme prevê o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), condutores de motos flagrados em ciclofaixas cometem infração gravíssima e estão sujeitos à multa de R$ 880,41 (resultado do valor base de R$ 293,47 multiplicado por 3) e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A penalidade visa proteger os ciclistas, já que a ciclofaixa é espaço exclusivo para veículos não motorizados.

Entenda o caso

Conforme o JC/JCNET noticiou, o trecho da Nuno de Assis onde o problema é praticamente diário fica logo antes da conversão à esquerda no semáforo da avenida Nações Unidas, sentido Santa Luzia–Centro. A reportagem registrou flagrantes e acompanhou o problema nos últimos dias de agosto, sempre entre 7h30 e 8h, horário de pico no trânsito e de grande fluxo de veículos na região.

Em um dos dias de monitoramento, quase ocorreu uma colisão entre duas motocicletas que disputavam espaço para acessar a ciclofaixa. No último dia 21, uma mulher utilizava a faixa para treinar corrida de rua — prática comum neste local nos períodos da manhã e da noite. O risco é que, em caso de desatenção de algum motociclista, o atropelamento de praticantes de atividade física pode resultar não apenas em quedas, mas até na projeção da vítima para dentro do Rio Bauru.

Por Jcnet

Compartilhe nas Redes Sociais