Jardim Botânico Municipal de Bauru lança projeto de conservação da flora regional

Neste ano, apesar da pandemia, o Jardim Botânico (JB) continuou seus trabalhos voltados à conservação do meio ambiente, inclusive lançando um novo projeto.

Intitulado “De volta para casa: restauração e conservação da nossa flora”, o projeto tem como objetivo a conservação da flora regional, por meio de três linhas de atuação:
1) enriquecimento de espécies da flora em fragmentos florestais;
2) enriquecimento de projetos de restauração já existentes;
3) elaboração de novos projetos de restauração florestal.

Para alcançar esse objetivo, o Jardim Botânico vem atuando há três anos na demarcação de árvores matrizes, encontradas em fragmentos florestais selecionados em um raio de 100 km do JB. Esta ação ocorre por meio de outro projeto denominado “Floresta solidária: sementes do futuro”, que permitiu que o Jardim Botânico mapeasse vários fragmentos e atuasse tanto na coleta de sementes quanto na produção de mudas para o projeto “De volta para a casa”.

O diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Neto, explica que o “De volta para Casa” “é um projeto de longo prazo, por isso o Jardim Botânico estará atuando de maneira crescente e contínua na inclusão de espécies de interesse para a conservação no município de Bauru”. Neste início de projeto, O Botânico está trabalhando com diferentes espécies como: peroba-rosa, cabreúva, ipê-tabaco, palmito-jussara, pau-marfim, jequitibá-branco, cedro-rosa, aroeira e ipê-roxo.

Desta forma, o JB passa a cumprir um importante papel na conservação de forma integrada, ou seja, conservando a sua reserva natural de cerrado, mantendo plantas em coleções, mantendo banco de sementes, produzindo mudas e reintroduzindo-as na natureza.

O Projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Jardim Botânico Municipal de Bauru e tem como parceria as Empresas Amigas da Natureza.

Compartilhe nas Redes Sociais