Foto: Freepik/brgfx

Ipem-SP orienta sobre a compra e uso da panela de pressão

A panela de pressão é um utensílio eficiente pois utiliza a pressão para diminuir o tempo de cozimento dos alimentos e mesmo sendo comuns em cozinhas residenciais e restaurantes requerem muita atenção para evitar acidentes.

Recentemente, em Guanambi, cidade a 796 km de Salvador na Bahia ocorreu a explosão de uma panela de pressão, destruindo a cozinha de uma casa utilizada para elaboração de marmitas para venda. Por sorte, ninguém estava no local no momento da explosão.

Assim, é necessário que o consumidor esteja atento na compra e utilização da panela de pressão.

Confira as dicas do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade de proteger o consumidor.

A regulamentação emitindo segurança
Desde março de 2010, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) passou a exigir a certificação da qualidade por parte dos fabricantes e importadores das panelas de pressão e a presença do Selo de Identificação dessa Conformidade comprova que o produto foi projetado, fabricado e testado de acordo com requisitos técnicos que garantem a segurança do usuário.

Para a certificação é constatado que as panelas foram fabricadas com materiais adequados e foram aprovadas nos diversos ensaios como a resistência à pressão e o funcionamento adequado das válvulas.

A fiscalização do Ipem-SP
O Ipem-SP fiscaliza o comércio e a fabricação de panelas de pressão no estado de São Paulo para que seja fornecido ao consumidor paulista apenas produtos comprovadamente seguros. Vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, o IPEM -SP tem como uma de suas missões a defesa do consumidor, atuando no cumprimento da regulamentação da qualidade expedida pelo Inmetro.

Porém, toda esta atuação não exclui a atenção do consumidor no momento da compra, a exigência da nota fiscal e a correta utilização e por isso, o Ipem-SP traz orientações ao cidadão.

“É importante que o consumidor observe a presença do Selo da Conformidade do Inmetro mas também dê atenção à utilização das panelas de pressão, pois quando há falta de conservação; manutenção inadequada; deformação da panela ou o uso de componentes não originais, a panela tem suas características originais modificadas, não garantindo mais a mesma segurança conforme atestado na certificação”, informa a diretora de fiscalização da conformidade de produtos do Ipem-SP, Doralice Angela da Silva.

Cuidados importantes sobre o uso da panela de pressão

  • É importante a leitura do manual do fabricante, onde estão as informações de uso e conservação específicas do modelo adquirido;

Dicas de conservação da panela de pressão:

  • Substitua o anel de vedação de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante ou quando estiver ressecado ou danificado;
  • Mantenha limpa a válvula controladora de pressão e troque no período recomendado pelo fabricante;
  • Utilize componentes de reposição originais, não substituindo por componentes com características diferentes ou de outros fornecedores sem procedência;
  • Não utilizar panelas quando há amassados ou danos no corpo ou na tampa.

Dicas de uso da panela de pressão:

  • Utilize apenas a capacidade recomendada pelo fabricante;
  • Não esfrie debaixo d’água a panela com pressão. É perigoso!
  • Jamais acelere a saída da pressão levantando a válvula com a mão, o que pode causar queimaduras;
  • Nunca abra a panela sem que toda pressão tenha sido expelida;
  • Se durante o cozimento, notar que a panela parou de “chiar”, a válvula controladora de pressão parou de funcionar, então desligue imediatamente o fogo.

Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para [email protected]

Compartilhe nas Redes Sociais