IPEC inicia nova fase de pesquisa em Bauru
A Secretaria de Saúde informa que o IPEC – Inteligência em Pesquisa e Consultoria (antigo IBOPE) realizará, de 30 de setembro a 03 de outubro, nova fase do projeto Epicovid – 19/SP – “Estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Coronavírus em São Paulo”, em parceria com o Ministério Público do Trabalho PRT/SP 15ª Região, a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e a UFPEL – Universidade Federal de Pelotas, em continuidade à pesquisa iniciada em 2020 e que já contou com duas etapas de coleta de dados em Bauru, no ano passado.
Nesta nova fase, o projeto dará ênfase para a questão trabalhista, já que o estudo possibilitará identificar os segmentos econômicos mais atingidos pela doença, as medidas de prevenção adotadas por setores laborais, a oferta de testes e a identificação de novas variantes da doença.
Serão realizadas coletas em 11 cidades paulistas: São Paulo, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Em cada cidade foram sorteados 50 setores censitários e em cada um deles são ou serão selecionados 10 domicílios. Assim, em cada município serão feitas 500 entrevistas. Um morador de cada casa, escolhido por sorteio, será testado e responderá à pesquisa. No total, 5.500 paulistas serão entrevistados e terão uma amostra de sangue coletada.
EM CASOS DE DÚVIDA, A SMS ORIENTA A REALIZAÇÃO DE CONTATO COM OS RESPONSÁVEIS PELO PROJETO. O IPEC disponibiliza o e-mail [email protected] e o telefone 0800 800 5000. A Unicamp, por meio do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia, do Instituto de Biologia, também pode esclarecer dúvidas pelo telefone (19) 3251-6714.