Instituto Branemark será transferido de Bauru para Curitiba
Reportagem divulgada pelo Jornal da Cidade divulgou que o Instituto Branemark, entidade de referência internacional em osseointegração e prótese sobre implantes dentários, vai fechar em Bauru. O instituto será transferido para Curitiba, capital do Paraná.
A decisão ocorre na esteira de uma disputa judicial iniciada em 2017 com a Prefeitura Municipal (no governo de Clodoaldo Gazzetta), que rescindiu o contrato com o Branemark alegando descumprimento de cláusulas contratuais e pedindo a retomada do terreno cedido à entidade, na quadra 27 da avenida Nações Unidas (foto acima).
Após decisões e recursos na primeira e segunda instâncias judiciais, o caso já está no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que há dois meses negou um pedido da Prefeitura de Bauru contra uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), onde um acórdão reformou a sentença de primeira instância e reconheceu irregularidades no rompimento de contrato do governo municipal com o Branemark.
Ainda há recursos, mas se a decisão do TJ for mantida, o Instituto terá de ser indenizado pela administração municipal.
Após o desgaste e esvaziamento gerados pelo rompimento do contrato pela Prefeitura, o Instituto Branemark não conseguiu mais se manter na cidade, onde ocupou outras duas sedes após ter que deixar o prédio onde iniciou as atividades, em 2006, na Nações Unidas. O Branemark também atendia pacientes do setor público de forma gratuita.
Por JCNet