Hospitais de Bauru realizam ações de conscientização e prevenção da dengue
Diante do aumento expressivo de casos de dengue em Bauru, as unidades sob gestão da Famesp – Hospital Estadual de Bauru (HEB), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Bauru, Maternidade Santa Isabel (MSI), Hospital Manoel de Abreu (HMA) e Hospital de Base de Bauru (HBB) – intensificam suas ações de conscientização e prevenção contra o Aedes aegypti.
Durante fevereiro, cada unidade realizará iniciativas voltadas a funcionários, pacientes e acompanhantes, reforçando a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No AME Bauru, no dia 17/02, às 9h, a recepção da unidade receberá a equipe de Educação em Saúde da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Bauru para uma exposição interativa com maquetes e animais peçonhentos, além da participação dos “Heróis da Saúde” e do “Mosquito da Dengue”, promovendo um momento educativo e lúdico para pacientes e funcionários.
No Hospital Estadual de Bauru (HEB), as ações acontecem nos dias 18 e 19/02, também em parceria com a Divisão de Vigilância Ambiental da Prefeitura. No dia 18, as crianças internadas na Pediatria assistirão a um teatro de fantoches, enquanto funcionários e visitantes terão acesso a uma exposição sobre criadouros do mosquito. No dia 19, as orientações serão ampliadas para o público geral que circula pela Recepção Central.
O Hospital de Base de Bauru (HBB), que mantém a Comissão de Controle Integrado dos Aedes (CCIA-HBB), promoverá no dia 26/02, a partir das 8h, um mutirão de conscientização em todas as recepções do Hospital, com orientações sobre medidas preventivas. Durante a semana, vistorias serão realizadas nas áreas externas e nos setores internos para eliminar possíveis focos do mosquito.
No Hospital Manoel de Abreu (HMA), a ação ocorre no dia 27/02, das 11h às 14h, com apoio dos agentes de combate a endemias da Prefeitura de Bauru. O público-alvo são os colaboradores da unidade, que receberão informações detalhadas sobre prevenção e combate ao Aedes aegypti.
Já na Maternidade Santa Isabel (MSI), a iniciativa acontece no dia 28/02, no hall principal, voltada aos colaboradores. O mote da campanha na unidade será o autocuidado, destacando a importância da prevenção tanto para a proteção individual quanto para a segurança da comunidade.
As ações reforçam que pequenas atitudes no dia a dia, como eliminar recipientes com água parada, podem salvar vidas. Com essa mobilização coletiva, as unidades sob gestão da Famesp atuam também como pontos estratégicos de informação e conscientização da comunidade na luta contra a dengue.
Por Famesp