Foto: Divulgação

Hemonúcleo de Jaú precisa de doações com urgência

A situação do estoque do Hemonúcleo Regional de Jaú, que estava crítica, se agravou. O hospital pede, com urgência, por doações de sangue e plaquetas.

Os estoques estão abaixo do normal, principalmente dos tipos sanguíneos negativos e de plaquetas. Ainda assim, todos os tipos de sangue são necessários.

É possível agendar a doação de sangue pelo telefone (14) 3602-1355 e a coleta das plaquetas pelo (14) 3602-1359. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, e aos sábados das 7h30 às 12h.

O Hemonúcleo fica no Hospital Amaral Carvalho, na rua Dona Silvéria, 150, Chácara Braz Miraglia, em Jaú. Outras informações estão disponíveis no site www.amaralcarvalho.org.br/doe-sangue.

Doação de sangue

É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem colaborar três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Doação de plaquetas

É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 50 anos e pesar mais de 50 quilos. Tanto homens como mulheres podem doar até quatro vezes por mês e 24 vezes por ano, com um descanso mínimo de 72 horas entre cada doação.

Doações de plaquetas só podem ser armazenadas por 5 dias, por isso é necessário que ocorram doações frequentes. As plaquetas são recolhidas em uma bolsa de sangue comum, mas após a doação o sangue passa pelo processo de separação de plaquetas.

Também pode ser recolhido através da doação por aférese, um processo indolor e seguro de doar uma quantidade até seis vezes maior de plaquetas. Nesse processo, o sangue passa por uma máquina que separa as plaquetas e devolve o sangue para o doador.

Compartilhe nas Redes Sociais