Foto: Acervo/USP

FOB-USP completa 62 anos em 17 de maio

No dia 17 de maio, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) completa 62 anos de sua fundação. O aniversário será comemorado a partir das 8h, no saguão de entrada da Faculdade, com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional e boas-vindas dos dirigentes do campus.

Atualmente, a professora doutora Marília Afonso Rabelo Buzalaf é a diretora da FOB, e o vice-diretor é o professor doutor Carlos Ferreira dos Santos.

A FOB integra o campus da USP de Bauru com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e a recém-criada Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU).

E também atua no campus, o Hospital das Clínicas de Bauru (HCB), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, sob a gestão da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FAEPA).

Criada em 1948, a FOB foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia, e já formou 59 turmas de cirurgiões-dentistas e 31 turmas de fonoaudiólogos até 2023. Isso resultou na formação de 2.715 cirurgiões-dentistas e 852 fonoaudiólogos.

No dia 19 de março de 2024, o Conselho Universitário da USP aprovou a criação da Faculdade de Medicina de Bauru, que agora abriga o curso de Medicina, que há 7 anos estava sob a responsabilidade da FOB e que até o momento formou 52 médicos.

Nos cursos de graduação da FOB estão matriculados em Odontologia 198 alunos, 159 alunos no curso de Fonoaudiologia e na recém-criada FMBRU tem 351 alunos na Medicina. Na pós-graduação a FOB formou até o momento 2.085 mestres e 1.126 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas do Brasil e do exterior. Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) tem 349 alunos matriculados em cursos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia, sendo 159 alunos de mestrado e 190 alunos de doutorado.

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 112 docentes, a maioria em tempo integral e 203 servidores técnico-administrativos, operacionais e técnicos.

Jornal Comemorativo

Em homenagem aos 62 anos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e aos 90 anos de criação da Universidade de São Paulo (USP), a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) lança publicação histórica com depoimentos dos pioneiros da faculdade, instalada em 1962.

O Jornal “Campus USP-Bauru Informa”, editado pela Assessoria de Comunicação da PUSP-B, em sua 7ª edição especial, traz testemunhos dos primeiros formandos de cada um dos cursos oferecidos pela FOB no decorrer de sua história. Odontologia, em 1965, Fonoaudiologia (1993) e Medicina, em 2023. Além dos depoimentos inéditos de alguns dos profissionais graduados na primeira colação de grau de cada turma, a publicação traz a relação completa e em ordem cronológica de todos os formandos pioneiros.

“Pensando neste momento em que comemoramos datas tão especiais como os 90 anos da USP e 62 anos da FOB, a Prefeitura do Campus, com muito carinho da equipe da Assessoria de Comunicação, elaborou uma edição especial que traduzisse nossa gratidão. Os depoimentos emocionados dos primeiros alunos de cada turma, impressos nas páginas, revelam lembranças de vida e aprendizado que se entrelaçam com as histórias da FOB, do nosso campus de Bauru e da própria USP. Um registro histórico e único. Eles são o brilho desse jornal e estamos agradecidos por isso”, destaca a prefeita do campus USP de Bauru, Karin Hermana Neppelenbroek.

A publicação traz ainda depoimentos de dirigentes das Unidades do campus, além da prefeita Karin: Diretora da FOB, Marília Afonso Rabelo Buzalaf; diretor da FMBRU, José Sebastião dos Santos e vice-diretor da FOB, Carlos Ferreira dos Santos. A Assessoria de Comunicação da PUSP-B está sob a responsabilidade do vice-prefeito do campus, Heitor Marques Honório.    

A edição especial do Jornal “Campus USP-Bauru Informa: USP 90 Anos/FOB 62 Anos” tem projeto editorial e redação dos jornalistas Marianne Ramalho e Luís Victorelli (PUSP-B), projeto gráfico de Camila Medina (Seção de Tecnologia Educacional da FOB) e desenvolvimento de tecnologia de Alexsandro Rodrigues (Seção Técnica de Informática da PUSP-B). Apoio do Serviço Social do campus, STE-FOB, USP Imagens e setores e serviços da FOB, FMBRU/HRAC/HC Bauru e PUSP-B.

Para ler a edição especial do Jornal “Campus USP-Bauru Informa: USP 90 Anos/FOB 62 Anos”, acesse aquihttps://www.ccb.usp.br/arquivos/jornal/Jornal07.pdf

Por FOB-USP

Compartilhe nas Redes Sociais