Fernando Cury, ex-deputado que apalpou deputada, se filia ao PSDB para disputar Prefeitura de Itatinga
O ex-deputado estadual Fernando Cury, que foi condenado em primeira instância por importunação sexual contra a também ex-deputada Isa Penna (PC do B-SP), deve ser candidato pelo PSDB à Prefeitura de Itatinga. Quando era deputado, Cury tinha como residência e base eleitoral a cidade de Botucatu.
O evento de filiação organizado pelo diretório municipal do PSDB está marcado para sábado (6). E, de acordo com reportagem da Folha de SP, na Justiça Eleitoral, o ex-deputado, que era da União Brasil, já consta como filiado ao PSDB desde o dia 12 de março.
O caso
Em 16 de dezembro de 2020, Cury foi flagrado pelas câmeras da Assembleia Legislativa de São Paulo se aproximando de Isa por trás e apalpando a lateral do seu corpo durante uma sessão plenária.
Após o caso, Cury foi condenado, em dezembro passado, a 1 ano e 2 meses de prisão em regime aberto pela 18ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. A pena de prisão, porém, foi substituída por multa de 20 salários mínimos a serem doados a uma entidade pública ou privada e prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período da pena. Ele recorre da decisão.
Apesar da condenação, Cury não está inelegível.
Por Redação/Folha/Sampi